A Importância da Comunicação

Este texto de autoria desconhecida foi me passado por um estudante de jornalismo nos anos 80. Uma ordem verbal veja à confusão que deu:

Major para o capitão.

Dando-se amanhã um eclipse do sol, determino que a companhia esteja formada em uniforme de campanha no campo de exercícios, onde darei informações em torno do fenômeno, que não acontece todos os dias. Se chover, nada poderá ser visto. Neste caso, a companhia, ficará de folga dentro do quartel. Transmita esta ordem ao Tenente.

Capitão ao Tenente.

De ordem do Senhor Major haverá um eclipse no campo de campanha, amanhã. Se chover, o que não acontece todos os dias, nada poderá ser visto. Neste caso, o Major, que é um fenômeno raro, dará as explicações necessárias, dentro do quartel, em uniforme de exercícios. Transmita esta ordem ao Sargento.

Tenente ao Sargento.

O Major fará amanhã um eclipse do sol em uniforme de campanha. Toda a companhia deverá formar no campo de exercícios, onde o Major dará as informações necessárias, o que não acontece todos os dias. Se chover, o fenômeno será dentro do quartel, o que, aliás, é raríssimo. Transmita esta ordem ao Cabo.

Sargento ao Cabo.

Amanhã a companhia formará para receber o tal do Senhor Eclipse do Sol, que dará as explicações necessárias sobre o nosso Major. O fenômeno sairá do quartel em uniforme de campanha para o campo de exercícios. Isto é, se não chover dentro do quartel, o que não acontece todos os dias. Transmita esta ordem aos soldados.

Cabo para os soldados.

“Companhia, - Sentido!” Amanhã, o raro Major Eclipse dará explicações necessárias para o Sol, em uniforme de campanha, sob a chuva, no campo de exercícios. O fenômeno formará todos os dias em torno do quartel, até parar de chover.

“Companhia, - fora de forma!” AD.

Lair Estanislau Alves.

Sô Lalá
Enviado por Sô Lalá em 17/03/2012
Código do texto: T3559799
Classificação de conteúdo: seguro