Otimismo e confiança

Otimismo e confiança, duas palavras tão parecidas em seu contextos mas com um oceano a separa-las. Roberto Simonsen escreveu que Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior. A principio, é assim, parece mesmo meio confuso, mas se nos deixarmos levar pelas entrelinhas das palavras de Simonsen vamos perceber que no fundo é exatamente isso.
Devemos estar otimistas que as coisas irão dar certo, que aos pouco tudo pode se ajeitar, mas temos que ter confiança em nós mesmos para saber que se as coisas não deram certas, se o mundo não girou de acordo com o queríamos então teremos que encontrar forças para enfrentar o fracasso de frente.
Não há fracasso que seja eterno, assim como não há sucesso que seja sucesso para todos o tempo todo, é tudo uma dose dupla eu diria de altos e baixos, a diferença esta exatamente na compreensão que temos destes dois pontos.
Imagine um mundo onde tudo o que você planeja da certo, e depois imagine um onde tudo o que você planeja da errado. No primeiro certamente você viveria cercado pela soberba e o orgulho ímpio, sem conceitos e aprendizados, já no segundo seria impossível de se viver, mas em ambos nossas atitudes podem ser decisivas para que o cenário se transforme, uma escolha e você pode transformar o seu mundo perfeito em um caos, ou o seu caos em um mundo perfeito.
Você beija alguém no final de uma festa despretensiosamente e quando se da conta esta com setenta anos cuidando dos netos ao lado daquele despretensioso autor de um beijo. Você faz uma escolha de viver o resto de seus dias ao lado de alguém, casa-se e daqui a dois anos tem essa pessoa como mera lembrança em sua cabeça. Este é o mundo das escolhas, onde cada virgula de sua historia precisa escrito com otimismo e vivido com confiança. O otimismo que te leva a acreditar que as coisas vão dar certas a qualquer custo e a confiança de que se não derem você saberá que fez tudo o possível para que tivesse sido diferente, pois como dizia o grande poeta Fernando Pessoa, Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 19/03/2012
Código do texto: T3564248
Classificação de conteúdo: seguro