A democracia
Você já se fez essa pergunta? Democracia, sistema democrático, forma de governar democraticamente, mas o que é democracia na sua expressão total?
Na teoria da palavra podemos dizer que é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
A democracia nasceu na Grécia e foi no místico território que acabou se popularizando, onde o povo passou a ganhar espaço para debater assuntos referentes ao estado, e tinha o poder de escolher os senadores, os representantes do povo no governo.
Note que na sua essência democracia era muito mais que votar, escolher um representante, era também o poder discutir, de dar a sua opinião e mais que isso de ser ouvido pelo estado.
É claro que hoje a democracia direta é impossível, e então passamos a conhecer a democracia representativa, onde cada grupo de indivíduos teria que indicar seu representante e esse era responsável pela defesa do ponto de vista da sua classe.
No decorrer da democracia essas classes tiveram que adaptar-se e então surgiram os partidos políticos, onde cada partido teria uma ideologia e teria a incumbência de representar uma certa categoria.
Os partidos políticos aos poucos foram se organizando em três escalões, os de direitas, os de esquerda e os de centro e claro com sua mais variadas demarcações.
Vamos agora a dois pontos contraditórios dessas teorias todas, o primeiro que democracia nos da um sentido de liberdade de escolha, no entanto somos obrigados a votar, o que restringe esse nosso direito democrático. O segundo, a perda de identidade e a desorganização no processo eleitoral, o que coloca alguns partidos em vantagem diante de outros eliminando assim a primaria de igualdade de condições, o que é uma premência da democracia.
Porque hoje a nossa crônica aborda a palavra democracia, por um simples fato, como disse o gênio Albert Einstein "Meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado." Ou seja lembramos em um ano de eleição que cada homem tem o direito de escolher o que é melhor para si e que cada escolha vai refletir para sempre em nossas vidas, façamos bom uso desse atributo sistemático politico chamado democracia.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 21/03/2012
Código do texto: T3568309
Classificação de conteúdo: seguro