questão nuclear iraniana: será que Israel e EUA vão confiar?

o irã tem reafirmado que não tem a intenção de produzir armas nucleares, o ministro russo diz que se houver um ataque ao irã, eles , os iranianos, irão desenvolver armas nucleares.os estados unidos, já disseram que não vão tolerar armas nuclares no irã.Israel quer um apoio dos americanos apra bombardear as instalações nucleares iranianas, mesmo sabendo que a solução seria um paliativo porque, haveria apenas um atraso no programa nuclear iraniano.

Diante da situação atual, a diplomacia e a confiança na palavra dada são as unicas coisas que podem impedir um conflito de consequencias imprevisiveis no oriente medio, e não há duvidas que Barak Obama é quem está com a palavra final sobre o que deve ser feito, caso o irã s emantenha irredutivel nos seus planos atomicos.Olhar para ele e seus movimentos é antever o futuro da situação.O presidente dos Estados unidos, neste exato momento se mostra cauteloso em extremo, e alega que o custo de vidas humanas na guerra, é um sério empecilho para ações militares.

mas , deu carta branca aos militares para demonstrarem ao irã que a opção militar é seriamente considerada pelo governo americano e que os eua vão apoiar israel num ataque ao irã.O vaie vem de porta avioes e navios no golfo persico, e a recente simulação de guerra em larga escala no oriente medio, ações coordenadas pelo pentagono. deixam claro isso.O irã já sente os efeitos de sanções anteriormente aprovadas na onu,como a inflação alta e a desvalorização da moeda e a situação vai piorar a partir de julho quando deixa de cair dinheiro eurepeu na conta do pais, devido o cancelamento das compras de petroleo, aprovado pela união europeia, isto ocorre a partir de 1 de julho, e ao que parece americanos e europeus apostam na consequencia desse embargo do petroleo iraniano para obrigar os iranianos a mudarem de postura e aceitarem um controle externo do seu programa nuclear.

talvez por isso barak obama não tenha feito nada ainda, e resistido a pressão formidavel de israel pra dar um sinal verde ao ataque.Nossas esperanças de paz se resumem a necessidade economica do irã de manter seu comercio de petroleo com americanos e europeus. Se essa necessidade falhar então haverá guerra, pequena ou grande, curta ou longa, convencional,ou terror de todos, nuclear, isto não se pode afirmar.Um alento vem das palavras do aiatolã kamenei, lider espiritual do irã, que disse não haver intenção de produzir armas nucleares, bem, a palavra esta dada, será que Israel e EUA vão confiar nela?