Os 5 sentidos - Olfato

Os cinco sentidos nos servem como aliados na vida. No entanto, se utilizados sem nenhum freio ou sabedoria, muitas vezes, podem atrapalhar.

As plantas são aliadas do homem na estética olfativa. Perfumes, colônias, produtos de higiene e limpeza são extraídos das plantas. Infelizmente, também, para os gostos mais exóticos há o fabrico de perfume a custa de animais, como é o caso do almíscar. Para nos situarmos apenas no reino vegetal, na prevenção e cura, de diversas doenças, as plantas são “animais”!

Ervas eram utilizadas com sabedoria para vários fins pelos nossos antepassados. Conta a lenda, que as mulheres, na época das fogueiras, para não levantar suspeita sobre sua arte da cura, andavam sempre com uma vassoura quando iam catar as ervas, que juntavam no bolso do avental. Quando algum suspeito se aproximava, elas se punham a varrer... Daí, dizem, se originou a imagem tradicional da bruxa com a vassoura. Para contradizer essa origem lendária, basta pensar que não há como disfarçar o aroma de grande parte das ervas.

Graças a esses cheiros nossa cozinha é mais atrativa. Temperos do mundo tem o aroma incendiário ao paladar estimulado pelo olfato! - Alguns comem com os olhos!... Dizem. - Isto é válido para alimentos em fotografia?... Pergunto. Se for o caso, é só virar a página do cardápio colorido e tomar um copo de água depois. Curiosamente, o mesmo cheiro, que acende as narinas e desperta o apetite, saciada a fome, nos faz torcer o nariz.

meriam lazaro
Enviado por meriam lazaro em 26/03/2012
Reeditado em 26/03/2012
Código do texto: T3576547
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.