UM DIA NO HOSPITAL REGIONAL

De jaleco azul como se fosse um enfermeiro, ia entrando nos quartos.

Via semblantes doloridos, alguns com leves traços de dor, outros sonolentos e eu não entrava, olhava, olhava, até que me afastava, pois essas criancinhas doentes não tinham ânimo nem para sorrir diante de seus sofrimentos.

Até que encontrei uma garotinha. Receptiva e inteligente, interessou em bater um papinho, pois ao entrar já lhe mostrei um livrinho de histórias infantis, com capinha colorida na cor verde e todas tinham animais que compunham seu acervo, como cachorro, gato, elefante, pinguim, boi, vaca, urso, tigre.

Perguntava o nome e ela não errava nenhum, só ficou um pouco em dúvida com o pinguim, mas dando umas dicas, acertou, e um lindo sorriso se abriu naquele rostinho que dias atrás, conforme me informou sua mamãezinha, sofreu uma operação muito séria.

Mostrei em seguida historinhas infantis e perguntei qual lhe interessava ouvir e escolheu a da professorinha borboletinha.

Contei-lhe a historinha da escola da professorinha borboletinha, que ensinava aos alunos da floresta como usar lápis, não o jogando fora até que estivesse quase no fim, pois eram feitos de madeira e se todos economizassem, muitas árvores deixariam de ser abatidas.

As folhas dos cadernos e os papéis não deveriam ser rabiscados e depois jogados fora, pois eram também feitos de madeira e quanto mais fossem aproveitados, menos árvores seriam abatidas.

Ensinava também aos seus aluninhos economizarem água, abrindo as torneiras só o necessário, tomar banhos rápidos, usar a descarga rapidamente, não lavar as calçadas e o cuidado para não poluírem os rios que matam os peixes e podem no futuro faltar para a humanidade.

Perguntei então para a garotinha:- se faltar água, como você faria para matar sua sede? Ela, rapidinho, respondeu:- eu tomaria refrigerante, como coca-cola, guaraná ou então sucos.

Disse-lhe que não adiantaria, pois todos eles são feitos com água.

Ah...é mesmo, matando logo a charada.

Percebi um sorrisinho malandro e tenho certeza que assimilou bem os ensinamentos da professorinha borboletinha.

Contei que depois a professorinha borboletinha organizou uma grande festa na floresta, convidando o rei leão com sua banda para tocarem os instrumentos e houve um baile onde compareceram todos os animais. Os passarinhos com suas lindas plumagens, fizeram o tom para que todos rodopiassem na imensa clareira onde se encontravam.

Terminei a historinha e atento olhei para aqueles lindos olhinhos azuis que estavam quase se fechando e perguntei rapidinho:- Gostou?

Gostei, respondeu e o sono veio chegando devagar, devagar e antes que dormisse, eu me retirei, guardando em minha mente aquele rostinho que sofria dores e a historinha parece que aliviou, mesmo que por minutos, o seu sofrimento.

27-03-2012