Biopsia

“Oh pedaço de mim, oh pedaço arrancado de mim”, salve Chico Buarque, mas seu texto deveria chamar-se BIOPSIA.

Um professor, recentemente, passou por um procedimento em um ambulatório, onde lhe foi extirpado um pedaço da lesão que tinha às costas. Uma pequena cirurgia, com anestesia local, cuja seringa e cúmplice agulha elevam a pressão arterial do mais valente soldado, e não foi diferente naquela oportunidade: 18 por 12.

O dermatologista, responsável pelo procedimento, recusou-se a dar uma licença ao funcionário público, que se vendo impossibilitado de dar aulas naquelas condições, procurou por um Pronto Socorro, cujo médico vendo o estado e após medir a pressão do paciente, imediatamente corrigiu a concessão inicial e deu uma licença de cinco dias à vítima, digo, ao professor em questão.

-Esteja atento, disse o médico condescendente, o Senhor deve se dirigir ao seu local de trabalho, onde lhe darão um encaminhamento à Secretaria da Saúde, onde passará por uma perícia médica, confirmando a licença, ora concedida.

Com dores, pressão altíssima e em total desconforto, lá foi o professor para sua escola pegar a guia de encaminhamento. Com a mencionada guia em mãos, dirigiu-se à Secretaria da Saúde e apresentou-se à recepcionista, que não muito gentilmente:

-O Senhor está com um dia de atraso, esta guia nos devia chegar com 24 horas após sua emissão, prazo está vencido desde ONTEM. O ontem ela o disse em tom alterado, como se quisesse que todos os presentes naquela recepção soubessem que o paciente não sabia ller, algo tão claramente expresso na guia, reconhecidamente a guia não foi lida na íntegra, dores inibem a vontade de ler.

Ainda com dores (você já fez uma biopsia?) e com a pressão muito alterada, lá foi novamente o educador procurar sua escola e alterar a data da guia, afinal o dia errado poderia causar uma epidemia, sem precedentes na saúde...

A sorte é irônica, pois a clínica onde foi feito o procedimento fica na zona norte da cidade, a escola do paciente fica na zona sul da cidade e a Secretaria da Saúde fica na zona oeste da cidade e nenhuma distância que separa os pontos cardeais citados tem menos de 10 quilômetros entre si.

Com um corte nas costas, pressão arterial alterada e com fortes dores os trajetos foram feitos por duas vezes; dando a impressão de que se a licença fosse com menos de 5 dias, o tempo seria insuficiente para cumprir os protocolos que o processo exige.

Uma prece à noite se fez ouvir, ou melhor, implorar:

-Senhor Pai, Senhor do Céu e da Terra, se para o descanso eterno eu precisar passar por toda esta burocracia, meu bom Deus... não permita que eu morra

Roberto Chaim
Enviado por Roberto Chaim em 28/03/2012
Código do texto: T3580858
Classificação de conteúdo: seguro