MUDANÇAS (PARA PIOR)

 
Não sou como o Raul Seixas que dizia ter nascido há dez mil anos atrás. Mas já faz um bom tempo em que vim ao mundo. E nesse tempo todo em que estou por aqui pude constatar tristemente que o Brasil mudou muito. Para pior, bem pior.
 
1º Exemplo Meios de transporte e locomoção: o Brasil entupiu – e continua entupindo – as suas rodovias com um sem número de caminhões e ônibus, sem dotá-las das condições necessárias para absorver todo esse fluxo. Essa opção errônea acabou por levar à sucata o nosso sistema ferroviário que hoje agoniza na UTI. Os trens metropolitanos nem carecem de comentários, principalmente os de São Paulo e Rio de Janeiro (capitais). O excesso de veículos pesados, sem dúvida alguma, é um dos maiores responsáveis pela enorme quantidade de acidentes que ocorrem diariamente. O Brasil viaja sempre na contramão dos países desenvolvidos. Imagine-se dirigindo por uma impecável auto-estrada na Alemanha, onde não há limites de velocidade; ou viajando nos charmosos e perfeitos trens que cruzam a Europa em todos os sentidos; ou ainda, vendo a paisagem correr dentro de um trem bala japonês, dotado de todo o requinte. Imaginou? Pois é, aqui o máximo que vai conseguir é entrar num ônibus bonito, com um sistema de ar condicionado contaminado, percorrendo estradas cada vez mais esburacadas ou chegar à beira de um ataque de nervos dentro de um aeroporto.
 
2º Exemplo No campo automobilístico, os carros europeus, há mais de 10 anos já saem de fábrica com air-bag duplo (motorista e passageiro), quando não com esse dispositivo instalado também nas laterais e para proteção dos joelhos. Há carros que possuem 10 (eu disse dez) air-bags. E isso sem que haja uma lei obrigando as fábricas a assim procederem. Aqui na terra tupiniquim, essa obrigatoriedade só entrará em vigor a partir de 2014. E através de uma lei. Cinco modelos populares fabricados no Brasil foram submetidos a testes de impacto a uma velocidade de 64 km/hora. Nenhum deles passou no teste. Aí, o sujeito compra um “carrão” e se enche de razão, sem saber que está levando para casa um veículo obsoleto, com tecnologia ultrapassada e sem os itens de segurança mais importantes. Sem contar que o preço de um veículo no Brasil custa o dobro do que o mesmo veículo nos Estados Unidos, e na Argentina custaria cerca de 65% a menos (e ainda tem gente que fala mal dos hermanos). Perguntaram a uma especialista no assunto por que isso acontece. Resposta: “porque o brasileiro compra” (sic).
 
3º Exemplo Nossa televisão, cujas concessões deveriam obrigá-las a produzir somente material de boa qualidade, cada vez mais despejam lixo em seus telespectadores. Inclusive a TV por assinatura que virou um lixão sem tamanho e pela qual ainda pagamos muito bem para assistir.
 
4º Exemplo O ensino e a educação estão em crise total: péssimos salários dos docentes, declarações imbecis de políticos – governadores principalmente –, fim da repetência, campanha para lançamento de livros onde se ensina a ler, falar e escrever errado, desrespeito total dos alunos para com os professores, enfim, o ensino virou uma pândega. A partir do momento em que muitos pais transferiram para a escola (e esta aceitou) a responsabilidade de educar seus filhos, o ensino sofreu um golpe. Escola não tem a função de educar, mas sim, de transmitir conhecimentos e ensinar o aluno a ser cidadão. Quem educa são os pais, cada vez mais ausentes. Nossos governos hipócritas, porém, não enxergam assim e lá vai o ensino cada vez mais para um buraco sem fundo.
 
5º Exemplo A hipocrisia virou marca registrada de muitos. Tudo gira em torno da proteção ao planeta, aos direitos humanos de bandidos, desocupados e demais oprimidos. Hoje, se der um tapa na bunda de seu filho, você poderá ser processado. Se chamar seu amigo de “negão”, também. Nem pense em nomear aquele carequinha simpático de “aeroporto de mosquito”. É meus amigos, tudo isso pode dar processo. E agora ainda tem o tal de bullyng, algo que sempre existiu sem as frescuras de hoje. Até comissões já foram formadas para discuti-lo. Aliás, quer deixar de resolver um problema? Crie uma comissão. É tiro e queda, o navio não sai do porto.
 
Esses cinco exemplos já são suficientes para mostrar para quais caminhos estamos indo. Mas, como ainda tem muito mais a mostrar, quem sabe ainda volto com um volume 2, 3, 4.....!!!
 
******