Por que querem tanto?

Por que as pessoas se preocupam tanto com o dia de amanhã, e vivem e dormem mal o dia de hoje pensando que o amanhã talvez seja melhor, seja da forma com que sonharam hoje?

Por que as pessoas querem mostrar aos outros o que são e o que não são?

Por que estimam tanto a matéria, seja uma vestimenta, um carro, uma casa, uma corrente de ouro ou lata ou mesmo um mísero televisor de tela plana, quarenta ou cinqüenta polegadas, sendo que seu interior encontra-se destituído de significado?

Por que dizem que sua vida é a melhor vida do mundo, e dizem isso no facebook, no twiter, no Orkut, na praça, na igreja e no mercado, sendo que nada disso condiz com sua realidade quando entra no quarto sozinho, fecha a porta e tira os sapatos, se olhando de si para si, vendo que nada daquilo que diz ou pensa é na verdade o que acontece no dia a dia?

Por que querem tanta coisa, e arrastam para seus lados tantos atributos e entulhos que mal conseguem enxergar a vida, pensar livremente ou mesmo transportá-los?

A vida em si não é suficiente...

Querem mais do que tudo isso que aqui e agora estamos usufruindo...

Vivem na terra ansiando pelos céus...

Dormem com suas mulheres sonhando com a Greta Garbo quanto tinha dezoito anos, ou talvez com uma daquelas mulheres-frutas que existem por aí...

Nunca estão satisfeitos com o que possuem... Ao contrário, querem mais e mais posses a fim de legarem boa herança a seus herdeiros... E dentro de seu processo de inventário o que se vê é não apenas a transmissão de seus bens, mas também a dissolução da união, amizade e companheirismo que fizeram a base sólida de sua família enquanto vivo... Agora se vê, portanto, a discórdia diante a mesa do Estado-Juiz, e cada um acompanhado de seu advogado de confiança.

O homem quer e gosta de mostrar o que tem. Se não tem, desdita quem tem com desdém, inveja e rancor, como se isso fizesse a diferença, como se isso fizesse com que o que há de bom e admirável no outro lhe seja de prontidão transferido.

Quem nunca passou por uma daqueles curiosas situações, para não dizer cômicas, de alguém querendo a todo custo mostrar algo que lhe apetece, acresce ou engrandece, a seu modo? Quem nunca teve um amigo ou parente que queria mostrar seu carro novo, um modelo última geração, completo e com teto solar? Ou mesmo sua casa, apartamento na praia, relógio, pulseira, livro, toca cd, mp13, celular, tablet, smartphone, torradeira, microondas, geladeira que sai água, pulseira, filho, filha, mãe, pai, avó, tio, vizinha gostosa, óculos escuros, câmbio automático, tese de doutorado, livro escrito, suas músicas, livros e discos antigos, suas velharias, suas velhacarias, seu modo de pensar, vinhos e cervejas importadas, sonhos, fotografias de viagens, dentes brancos ou mesmo os dentes podres, que precisam tratamento, um novo método de clareamento, uma nova paquera, aquela galera, falar e falar de sua vida em particular, ou mesmo fofocar sobre a vida do outro que ali passa a caminhar, a turbina de sua camionete, sua motocicleta total flex e partida eletrônica, as terras que acabara de adquirir lá pro lado de Goiás, sua portentosa pujança para com o lidar do dia a dia, sua força, seu tríceps definido, desonras sofridas, a sorte que lhe acarretará o êxito na mega-sena, belos olhos azuis, um sonho americano, cerveja gelada no fim da tarde, quem sabe talvez consiga casas para aluguel, trocar de mulher, fugir pra paris, sair da favela, ver o Corinthians ganhar a Libertadores, comprar um sorvete, cortar o cabelo, pintar as unhas, balada no sábado, drogas e loucuras, orgias múltiplas, “devaneios tolos”, ressaca mortal, taxi, tóxico e taxas, o IPVA, IPTU, ICMS, IPI reduzido, ISS indevido, juros e correção monetária, o direito de ser indenizado por estar vivo e sofrendo enquanto todos estão com dentes sorridentes sobre um quiosque em Presidente Prudente, o direito de todo cidadão assistir as novelas da globo e torcer depois para seu preferido no Big Brother, a chegada do copa do mundo no Brasil, um teclado Cássio, um notebook pra facilitar a mobilidade, talvez uma aspirina anti-câncer, viver até os noventa e tantos, com saúde, dentes e sem depender dos parentes, um cantor de sucesso, escritor renomado, amado e aclamado por todos, ou mesmo mais um cidadão que como qualquer um vive seu dia a dia, um após o outro... Apenas vivendo...

SAvok OnAitsirk, 30.03.12.

Cristiano Covas
Enviado por Cristiano Covas em 30/03/2012
Código do texto: T3584429
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.