Seu número da sorte é...

Consultei dois ou três sites dedicados a “interpretar” sonhos e algo me chamou atenção. Depois dos devidos significados das mensagens oníricas, vinha um conselho: Seu número de sorte é tal, e o bicho, tal...

Um ou dois pensamentos me ocorreram. Seja quem for que envia os sonhos, (Fado, Providência, subconsciente, Deus) deve ser inimigo do bicheiro, para “dar os serviço” assim; coisa esperta, aliás, que o diga o Senador Demóstenes Torres.

Porém, essa fonte das mensagens sutis, não seria contraditória, ao interpretar, por exemplo, que, sonhar com vestes rotas significa períodos de miséria, pobreza, e em seguida me oferecer números mágicos, que, se bem usados, a fariam mentirosa???

Será que todo sonho visa esse Upgrade social, que teria, necessariamente um viés monetário?

O assunto dos sonhos, na verdade, é tratado nas Sagradas Escrituras; lá, se apresenta três fontes possíveis.

Uma sobrecarga mental, excesso de preocupação, como a palavra sugere, ocupação pré, antes do tempo, vejamos o texto Bíblico: “Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras.” Ecl; 5; 3 Nesse caso, não resulta nenhum número de “sorte” apenas, um destempero mental, agindo em prejuízo do próprio sonhador.

O segundo caso, põe em relevo os excessos da vontade, de acalentar tanto, determinado desejo, a ponto de projetar isso durante o sono; um querer doentio. “O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR.” Jr 23; 28

O desejo de agradar era tal, entre os falsos profetas, que chegavam a sonhar com profecias agradáveis,e as vendiam com “Vontade de Deus”.

“Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR.” Jr 23;16

Por fim, temos o sonho profético, oriundo do Senhor, como o célebre sonho de Faraó, interpretado por José; o de Nabucodonosor, clareado por Daniel; as instruções a José pai adotivo de Jesus, sempre em sonhos e outros tantos.

Já em remotas eras, nos dias de Jó, era conhecido esse agir Divino. “Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso. Em sonho ou em visão noturna, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama. Então o revela ao ouvido dos homens, e lhes sela a sua instrução, para apartar o homem daquilo que faz, e esconder do homem a soberba.” Jó 33; 14-17

Falando sobre o advento do Espírito Santo, o profeta Joel predisse: “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” Joel 2; 28

Quando diz que os velhos terão sonhos e os jovens visões, não está impondo limites de atuação ao Espírito Santo, antes, expondo sua universalidade.

O assunto dos sonhos, portanto, não pode ser tratado de forma leviana, superficial, tendo, cada caso, sua hermenêutica peculiar, em face de quem sonha, e das suas circunstâncias.

Eu mesmo sonho diversas coisas que têm significado prático, ora imediato, ora remoto.

Mas, meu “bicho da sorte” é sempre ovelha, e o número é 2; Deus primeiro, e, após Sua Palavra, minhas diretrizes.

Leonel Santos
Enviado por Leonel Santos em 30/03/2012
Código do texto: T3584585