FELIZ PASSAGEM

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Passagem da primavera para o verão, do outono para o inverno. E o ciclo se repete, todo ano. Passagem da noite para o dia, do dia para a noite. E o ciclo se repete, todo dia. Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. A fama passa. A moda é, por natureza, efêmera. A notícia de ontem já passou. A própria morte é chamada de passamento. Por fim, passará o céu e a terra.

Enquanto isso, o universo está em permanente gestação. É pensamento bíblico que o conjunto criação, terra, animais e humanidade, padece dores de parto. Platão se referia à parturição das ideias. Jesus lembra que a semente que não morre não germina nem cresce; e não se torna uma grande árvore. Lembra também que o fermento transforma misteriosamente a farinha em pão. Mais: que o joio e o trigo crescem juntos. Assim é o reino de Deus que está dentro... e fora de nós.

Todo ano se celebra a Páscoa. Pessach, para os judeus, tem o significado básico de passagem, travessia. Evolução é a passagem sucessiva de coisas, pessoas, acontecimentos. Cada dia, um passo. Cada passo, uma passagem. Sulcar a terra para a semeadura da boa semente. Sem descontinuar. “Quem bota a mão no arado e olha para trás não está apto para o reino de Deus.”

Passagem, numa palavra, resume a trajetória do ser humano viandante: passagem do útero para a luz, da infância para a juventude, da juventude para a idade adulta quando, então, maduro, o fruto cai. Hora de colher os frutos. Frutos verdes, observa Cícero, não se desprendem da árvore sem emprego da força. Os frutos já maduros caem por si mesmos. Assim, moços morrem violentamente; aos velhos, vai-se-lhes a vida pela maturidade, após vencer todas as passagens, do alvorecer ao anoitecer, passando pelo sol meridiano de cada dia, cujo real, lembra Guimarães Rosa, não está na saída nem na chegada, mas se dispõe para a gente no meio da travessia. Páscoa, passagem, significa que a vida se renova pelo renascer. Feliz Páscoa!

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 30/03/2012
Código do texto: T3584821
Classificação de conteúdo: seguro