A trepadeira

A Trepadeira

(Aham!... Pensou que era sacanagem hein?)

Sabem essas plantas cheias de ramos que sobem pelas paredes, muros etc.? È a popular trepadeira.

Ganhei uma trepadeira, quando ainda era uma frágil e inocente mudinha!

Isso mesmo, não falava nada! E ainda ficou bem abatida porque eu a trouxe meio abafada numa sacola, num vôo de Brasília a Recife!

Pois bem, essa trepadeira dá flor... Quer dizer floresce (eita diacho!) que é uma beleza!

Plantei, adubei , cuidei e cuidei...

Plantei-a na frente de casa porque as flores dela são escandalosamente belas!

(Não reparem: vício da rima, doença congênita), mas inofensiva!)rs

Como estava dizendo...

A plantinha pega-não-pega, pegou! Cresce-não-cresce, cresceu!

Tão delicada, a peste! Acostumada a viver no Planalto ela estranhou o nordeste...

Foi indo, adaptou-se! Foi crescendo, desenvolvendo devagarzinho...

E eu orientando o broto (aquele raminho da ponta) fui fazendo um caminho contornando janelas e portas até a varanda. Pensando: Nossa, quando tudo estiver florido, que beleza vai ficar a frente de casa toda ornada de flores! (deixe-me falar ornada mesmo, ora!)

Já ramificando, minha trepadeira começou a se rebelar! Além de não aceitar o trajeto sugerido por mim, com pregos e barbantes, fez um trajeto contrário e começou a voltar... Menina eu fiquei besta! Onde já se viu planta pensar e ainda por cima contrariar?

Pensei: É porque ela é trepadeira, tadinha!

Deixa, ela sabe onde quer trepar!

E foi crescendo, enchendo-se de botão pra todo lado, aos cachos!

Quando os botões começaram abrir, êta beleza! Cada flor linda!

De um vermelho assanhado quase vinho, meio bordô sabe, chega pisca! Adoro!

Meu escritório é em casa e trabalho perto da janela. Na frente das janelas tem grades de proteção assim como as varandas etc.

Mas a bendita trepadeira que inventou seu próprio trajeto, resolveu ficar na minha janela! Não na janela... Só na minha janela!

Sobe, desce, enrosca ali trepa acolá, ta virando cortina!

Imagine a beleza dessa bagunça!

Só não atravessa a janela porque tem tela! (ops)

Fico aqui olhando... Enternecendo-me bobamente (ou é tolamente?).

Bem, fico daqui enredada na beleza da janela quando de repente ouço um zumbido, depois outro... Ôxi! Fiquei até espantada!

Vai que essa trepadeira começa falar!

Tão expressiva a bichinha!

Quase escuto o pedido dela: “Me deixe entrar, vai?”

E eu respondendo: Onde já se viu? Lugar de trepadeira não é dentro de casa! (rs) Na parte da manhã vira um desbunde de flores!

De tanto olhar descobri de onde vêm os zumbidos na minha janela.

São beija-flores na minha trepadeira! Na maior beijação!

Todos de bico enfiados nas florzinhas dela na maior sirigaitice!

Ai gente, natureza tem cada assanhamento! Eu hein?...

Moral da estória: Pode até ser besta, mas é verdadeira! Risos...

Afetuoso abraço!

Marilú

Marilu Santana
Enviado por Marilu Santana em 19/07/2005
Código do texto: T35852