A maior mentira de todas


Toda vez que vejo alguém se referindo que outro alguém não sabe cozinhar a primeira coisa que se diz é “não sabe nem fritar um ovo.”
No meu ver esta é uma das maiores mentiras da humanidade de todos os tempos, porque fritar um ovo não é assim uma coisa tão fácil como os tentam mostrar ao fazer tal observação, um ovo frito, mas um perfeito ovo frito é preciso muita pericia para fazer.
Sabe aquele ovo frito prefeito com as bordas crocantes e a gema molinha? Esse tipo de ovo necessita muito mais que vontade e conhecimento, precisa-se de pericia para saber o ponto certo, o momento ideal para se colocar o ovo na frigideira e mais importante ainda para retira-lo.
Primeiro se coloca o óleo na frigideira, tem gente os mais macanudos que preferem com banha de porco, depois deixa esquentar, ela tem um ponto perfeito de temperatura, quando ela começa a liberar um cheiro típico e então quebra-se o ovo em um prato, ou diretamente na frigideira, ainda joga-se o óleo quente sobre a gema, mas não muito que é para não endurecer, e após o instante em que as bordas começam a corar esta na hora de retira-lo, e assim ter um verdadeiro ovo frito. Eu gosto de ovo frito, mas a cada uma ou duas dúzias acerto um perfeitamente da forma que descrevi então você vê que não é assim tão fácil.
Outra palavra usada, e que no meu ver é uma farsa sem igual é a expressão “não sabe nem esquentar uma água”. No Rio Grande do Sul nós costumamos tomar chimarrão, ou mate como dizem alguns, numa certa feita estava com alguns colegas transmitindo um jogo em Joinville, lugar frio no inverno e naquele ainda mais, então como bons gaúchos fomos solicitar uma água quente junto a cozinha do hotel.
A chef era uma mulher de meia idade e que cozinhava muito bem, pedimos para ela providenciar uma água para o nosso mate, e vejam só na primeira vez veio frio, reclamamos e na segunda tentativa veio fervida, o que não serve para bebida tradicional, explicamos que era só deixar chiar a chaleira e ela foi uma terceira vez e novamente nos trouxe fria, acabamos desistindo. Então veja até para esquentar uma água é preciso conhecer, saber o que esta fazendo para que o fácil não acabe por tornar-se difícil.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 31/03/2012
Código do texto: T3586725
Classificação de conteúdo: seguro