PALAVRA MÁGICA

“Uma Formiga foi à margem do rio para beber água, e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.

Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha, e a deixou cair na correnteza perto dela. A Formiga subiu na folha, e flutuou em segurança até a margem.

Pouco tempo depois, um caçador de pássaros, veio por baixo da árvore, e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo.

A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha, e isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.

“O grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.” Fábula A formiga e a Pomba. Esopo.

Os fabulistas eram grandes observadores da natureza humana. Escreviam com a finalidade de fazer o homem enxergar a si próprio. Para isso usavam os animais como personagens, a quem atribuía características e sentimentos tipicamente humanos. A fábula da Formiga e a Pomba evidencia o sentimento de gratidão.

”Obrigada, meu Deus, por mais um dia!”. Esse é o ritual de toda manhã assim que acordo. Durante o dia nem sempre retribuo em ações o meu agradecimento. Isso é fato.

Agradecer deveria ser uma prática constante em nossas vidas. A gratidão não é apenas um gesto de educação, mas um sentimento de reconhecimento e validação. Ela gera contentamento em ambas as partes. Se eu agradeço, eu valorizo o outro. Ser grato é retribuir a tudo que recebemos. É reconhecer o quanto o próximo é generoso com as nossas limitações.

Geralmente reclamamos mais e agradecemos menos.

Quem não é grato fecha as portas para novas bênçãos, porém aquele que agradece atrai para si situações positivas, afinal as energias salutares geradas por este sentimento retornam à pessoa em forma de novas realizações. Eis a magia da palavra! Quando a atitude é de gratidão reduz-se a negatividade, melhora-se o humor e consequentemente, a saúde e as relações.

Que tal praticarmos? Comecemos a agradecer por estarmos vivos. Viver a experiência terrena é uma grande oportunidade, e não pode ser desperdiçada. Sejamos gratos pelo ar que respiramos, pela água, pelo alimento, tudo tão vital à nossa sobrevivência. Agradeçamos pelo corpo, mente e espírito. Pela família que nos acolheu, os amigos, os companheiros; todos, que de alguma forma têm contribuído para o nosso amadurecimento, ainda que, às vezes, essa contribuição seja amarga. Na intimidade, agradeça o prazer vivenciado, a troca, a gentileza. Agradeçamos a todos os seres da natureza pelas lições de sabedoria.

Praticar esse sentimento não nos custa nada. Não faltam motivos para tal.

Qual foi a última vez que você pensou nisso? Neste momento não vem à sua mente algo que precisa de agradecimento? Pense. Sinta. Expresse. Dê um telefonema, envie um email, faça um comentário, mas não perca a oportunidade de dizer “Obrigado”. Arrependo-me de todas as vezes que as deixei passar. Hoje procuro estar mais atenta.

Se decidirmos agir com gratidão de forma consciente e sincera com tudo aquilo que nos cerca, certamente atrairemos situações e relações que nos trarão mais equilíbrio e realização. A escolha está em nossas mãos. Gratidão é atitude. Por isso, aproveito esse momento para agradecer à minha família, aos velhos e novos amigos carnais e espirituais, aos ex-companheiros. Enfim a tudo e a todos que povoam meu pensamento agora.

A intenção aqui não é ditar modelo de conduta, mas repensar valores. Que cada um crie suas próprias ideias através do estudo ou da experiência.

Suzana Duraes
Enviado por Suzana Duraes em 31/03/2012
Código do texto: T3586742
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.