O Bullyng no Adulto e sua Consequencias para a Vitima

Fala se muito em bullyng nos colégios ou entre adolescentes.

Foi descoberto pelos europeus.São situações de grande agressividade de um grupo contra uma vítima, que pode levar ao suicídio.Fala se,entretanto, pouco no bullyng do adulto que se encontra em várias Sociedades,Firmas,Instituições Publicas,Universidades ,etc.

Mas do que derivam estas situações que se compõe de infâmias,calúnias e desmoralização total da pessoa?

Eu,particularmente, já vi pessoas sãs serem chamadas de insanas,alcoólatras,e serem rodeadas de fofocas e maldosas brincadeiras,calúnias...

A agressividade contra a vítima é geral onde trabalha, e acaba vazando para a população ,.que acredita piamente. Ocorre,então uma rejeição total da cidade ou coletividade. Chama a atenção também o desejo de humilhar tal pessoa.

Porque ele foi escolhido?Por medíocre,certamente não, pois este é tratado como um coitado toda a vida e não é invejado.A vítima desta situação é ou foi uma pessoa brilhante, ótima.

Medíocres,estes são parte da população que inveja,sim,porque esta agressividade gerada tem como pano de fundo este grande sentimento de inveja,outrora reprimido ,mas a cada passo do indivíduo e que o destaca cada vez mais chega ao ponto de o empurrar ao bullyng. Os resultados de tal fato que deveria ser privado na Instituição que trabalhava, íntimo, passa a ser coletivo.Ocorre,então, a exclusão do ambiente em que trabalhava ou estudava,para a satisfação dos colegas que o invejavam e pessoas da coletividade que dizem, em geral:_Bem feito!

E se regozijam...

Isto é o que se passa,para o adulto,no bullyng coletivo,mas queremos falar sobre as consequências em termos de sua saúde mental.Conheço um caso que depois do pobre invejado ir para outro estado, para recomeçar sua vida,lá também chegou o caso de ,agora, altas proporções,a ponto de se difundir ,e o resultado foi seu retorno. A mim confidenciou que algumas pessoas que o conheciam do passado remoto o abraçavam e diziam:

_Pô ,Jean estás vivo!Que bom,pensei que ias te suicidar!

E uma das situações que pode ocorrer é esta,porque o sujeito fica tomado de uma depressão intensa que o leva ao suicídio ou ao hospício.Para que se mantenha vivo sem recorrer ao suicídio sugerido,ele deve usar toda a sua agressão ou raiva, no seu sentido positivo, para se manter em pé,mas se mantém assim, com a auto estima diminuída,desvalorização pessoal,muita angústia,crises de pânico,medo de externar suas opiniões em público e depressão.Às vezes a área de trabalho não é atingida e ele trabalha,mas às escondidas, com algumas pessoas que nele confiam,para desprazer de seu Chefão que temia ser empanado em seu brilho pessoal..

Recorre,então, se tem posses ao psiquiatra ou ajuda das drogas, levanta se e recobra sua personalidade e suas perdas.Claro que esta recuperação ocorre com muitos anos de vida perdidos.

Finalmente, o bullyng no adulto jovem ou, simplesmente, no adulto, o induzem o a se suicidar.Se chama a este fenômeno indução ao suicídio. Sua premissa é a de que uma coletividade toda não pode errar,fica “Mal” para a população.O sério é que como toda a população já está crente nas calúnias,ninguém ,durante o bullyng , ajuda,geralmente lhe viram as costas,e somam dois ponto às infâmias ;sem falar naqueles,os mais invejosos de sua situação no passado, que o vem olhar bem na cara para observar todo o seu sofrimento;outros brincam,fazem pouco caso,cortam o cumprimento e o apontam com o dedo brincando e dificultando mais sua recuperação.

Estas são as consequências do bullyng no adulto.E que tristes consequências e que desumanidade há nesta cruel inveja coletiva!

Esperamos que com este simples artigo estejamos mais alertas e humanos para as situações de bullyng no adulto, que afetam toda uma cidade ou vilarejo, estendendo se,assim, a estados e populações mais longínquas.

Vale a pena ressaltar o fato que dois anos passados ou mais,geralmente as pessoas da coletividade continuam a não ajudar,dizendo:

-Ah,se ele foi tão brilhante ele que se ajude!

Mais uma cruel ironia dos medíocres,pois ninguém,sózinho,vence.

Não se esquecem experiências assim,os agressores são sempre lembrados, como também eles lembram ,então sua medida cruel é o abafar em algum obscuro lugar para que não apareça, e para que façam pouco caso dele, os insensíveis que o rodeiam...

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 02/04/2012
Reeditado em 31/05/2014
Código do texto: T3590213
Classificação de conteúdo: seguro