A INVEJA

Inveja. [Do lat. Invidia.] S.f. 1. Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem. 2. Desejo violento de possuir bem alheio.

"A inveja que escraviza a mente ignóbil / é emulação

Para os cultos e os bravos."

POPE (1688 - 1744) Epístola II

Muito embora atualmente eu esteja passando por uma fase de completa sintonia com Deus e que, por este motivo, vivo momentos de grande felicidade em minha vida. Confesso que às vezes, por alguns momentos, quase percebo o meu espírito entristecer-se quando noto algumas pessoas que dizem viver na presença do Senhor, deixarem-se iludir pela mentira do inimigo de nossas almas, permitirem-se magoar àqueles que se aproximam das mesmas.

Acredito que um dos motivos que mais causam a infelicidade do homem é a inveja. Esse desvio de conduta que, biblicamente falando, é considerado também como deformidade espiritual, e visto por mim como causador e disseminador de tantas enfermidades que, muitas vezes, a medicina torna-se impotente para diagnosticar a origem das mesmas e até para saber como curá-las.

Esse mal que todos os cristãos deveriam policiar-se melhor para evitá-lo, muitas vezes chega tão sorrateiramente que, quando se percebe, o estrago irremediável já foi concluído.

Muitas vezes o invejoso nem percebe quando desperta em sua alma essa terrível doença, que tanto vem prejudicá-lo, como atinge também àqueles que fazem parte do círculo que envolve a vida, tanto do invejoso, quanto do invejado. A inveja pode ser causada pelo desejo de possuir algum bem material pertencente à outra pessoa, por alguma vitória conseguida por outros, por algum dom que alguém possui, e até mesmo por inúmeros motivos que possam despertar no invejoso, esse sentimento doentio que tantos malefícios vêm trazer a muitos.

Formando-se assim, uma corrente altamente destrutiva que, não raras vezes, vem até mesmo colaborar para a destruição de amizades, de sociedades, de muitos lares, e até mesmo de verdadeiros impérios.

No livro de Gênesis, capitulo quatro, se vê confirmado claramente que, por inveja, Caim matou o próprio irmão, simplesmente porque o Senhor agradara-se mais da oferta que Abel lhe fizera.

Entretanto, hoje, graças ao nosso amado Deus, tenho uma visão bem mais abrangente a respeito desse terrível mal, quando noto, por um motivo ou por outro, essa seta maligna ser dirigida em minha direção. Antes de eu ter um conhecimento melhor na área espiritual, sempre que isso ocorria, revoltava-me de tal forma que ao invés de minorar os efeitos de tal atitude, eu tornava a situação ainda mais grave e, com toda certeza, deixava esse fato prejudicar-me bem mais do que se eu tivesse administrado o ocorrido utilizando o conhecimento que tenho hoje.

Atualmente, quando percebo que estou sendo vitima de situações causadas por esse mal tão devastador, aos primeiros minutos sofro muito... Logo a seguir, quando detecto o que na realidade está ocorrendo, meu sentimento é de pena... Fico sim, fico muito penalizado da pessoa que, muitas vezes até inconscientemente, deixa-se tomar por tão desprezível atitude. A minha única preocupação nesses momentos é que estes acontecimentos não venham embaçar a felicidade que Cristo tem me proporcionado. E pensando desse jeito, imediatamente, sem perda de tempo, em oração silenciosa, dirijo-me ao Senhor e peço primeiramente que me conceda forças para perdoar. A seguir, solicito ao Divino Mestre que conserve em mim a tranqüilidade e o entendimento necessário para não deixar-me entristecer por essas atitudes negativas de meu semelhante. Peço também que me ajude a amar e compreender de tal maneira àquele que tenta com esse gesto, magoar-me, e que infelizmente, não vê o mal que, com esta atitude, causa também a sua própria pessoa. E por fim, imploro ao Criador que perdoe e coloque mais amor no coração daqueles que cultivam sentimentos tão inferiores.

Agindo desse jeito, sinto-me mais leve e fortalecido, consequent-emente, consigo sintonizar-me bem melhor com as forças superiores.

Tenho certeza absoluta que a vida seria bem maisagradável se conseguíssemos viver em verdadeira comunhão com Cristo e também em paz com os nossos semelhantes. Por isso, seria mais sábio se todos nós que afirmamos ser cristãos, procurássemos mais, viver segundo os ensinamentos de nosso Mestre, amando uns aos outros. Se assim agirmos, posso afirmar com absoluta convicção que jamais teremos inveja de nosso próximo. Consequentemente, atrairíamos para nós a felicidade verdadeira que é experimentada por todos os fiéis seguidores de nosso Salvador.

Prestemos mais atenção, queridos amigos e irmãos, jamais deixemos que esse terrível mal venha pegar-nos desprevenidos. Estejamos sempre atentos para que saibamos evitar que essa enfermidade espiritual venha contagiar-nos. E também é necessário que estejamos sempre afinados com os ensinamentos bíblicos para que, quando atirarem essa seta da inveja contra nós, possamos com muito amor e em fervorosas orações, pedir a Deus que nos livre do mal e que perdoe a quem tenta prejudicar-nos dessa forma tão covarde, como é comum a quem vive tentando prejudicar o seu próximo.