JACAREÍ - 360 ANOS !!!

Minha Querida Jacareí !

Te saúdo e te homenageio pelo seu aniversário - 03 de Abril.

A primeira vez que te vi, no final dos anos 70, de passagem e a negócios, me apaixonei.

Naquele dia, de manhãzinha saí da Capital paulista com destino a Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba. Após visitar alguns clientes, retornei a São Paulo e ao passar por São José dos Campos vi a placa indicando Jacareí a um quilômetro e resolvi entrar para conhecê-la. Peguei o primeiro acesso e cheguei ao Jardim Luíza, onde fiz alguns contatos com possíveis futuros clientes e em seguida fui conhecer a famosa Bica do Boi.

Ao cair da tarde, já quase escurecendo, peguei o caminho de volta à Capital e passei pelo Centro da Cidade, atravessei a ponte do São João, vi o Rio Paraíba num dos seus trechos mais belos e me encantei.

Deste dia em diante comecei vir toda semana para captar novos clientes e cada vez saia mais apaixonado. Certa feita, um cliente me disse: “Quem bebe da água do Paraíba não esquece”. E eu não te esqueci. E eu decidi ficar.

Naquela época Jacareí contava com aproximadamente 115 mil habitantes e tinha um pouco mais de 20 mil veículos. Cidade pequena, perto da Capital, despoluída, hospitaleira, segura e muito agradável... não titubeei; é aqui que eu quero morar, é aqui que eu vou ficar. Transferi meus negócios para cá e daqui atendia os outros municípios, mas nem tudo são flores, é preciso perseverar. No início dos anos 80 casei-me na Capital e planejei morar em Jacareí. Após anos de resistência familiar, convenci a esposa a mudarmos e aqui estamos. Criamos duas filhas maravilhosas, conhecemos pessoas boníssimas e amigos verdadeiros, muitos dos quais temos especial carinho e gratidão.

Naquele tempo só havia a Via Dutra ligando as cidades do Vale e uma curiosidade me despertou a atenção; Jacareí, até então, era dividida ao meio duas vezes, por dois eixos que formam uma enorme cruz: Um, pela Natureza, com a passagem do Rio Paraíba, cortando toda a cidade de norte a sul e outro pelo Homem, com a Via Dutra cortando a cidade de leste a oeste, onde no encontro destes dois eixos forma-se a grande cruz. Para quem tem superstição fica a observação; coincidência ou não, neste trecho da rodovia encontra-se localizado o famigerado “Retão da Morte”, apelido conquistado devido às inúmeras mortes causadas por acidentes rodoviários num período ainda recente em nossas memórias.

Hoje vejo uma Jacareí grandiosa, pujante, moderna e crescendo em ritmo acelerado. Contando com uma população próxima de 220mil habitantes e uma frota de mais de 100 mil veículos.

Minha Querida Jacareí !

Em ti não nasci, mas te escolhi.

Sou seu filho; de corpo, alma e coração !