Mensagens da Terra e do Além

Prólogo

A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Santa se inicia Domingo de Ramos, onde se faz memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa (Neste ano de 2012 ocorre em 8/Abr).

Depois das rezas e cânticos religiosos; filmes sobre a paixão de Cristo, palestras e retiros espirituais; acidentes automobilísticos provocados pelo excesso de ingestão de vinhos e outras bebidas, pela irresponsabilidade ao volante; enfim, após e disenteria nas crianças e alguns adultos pelo consumo desenfreado de chocolates e outras guloseimas... É hora de baixar o facho (Como dizia a saudosa mamãe Júlia) e dar boas risadas com textos mais leves, menos sérios, geniais e que tanto bem fazem a saúde.

O escritor e jornalista Leonardo Attuch soube muito bem aproveitar uma coletânea de frases escritas pelo recém-desencarnado Milton Viola Fernandes (Millôr Fernandes) quando publicou o texto MENSAGENS DO ALÉM na Revista ISTOÉ, edição nº 2212, 04 de abril, página 43. A crônica inteligente ficou hilária e gostosa.

Tão boa ficou a crônica que resolvi disponibilizá-la aqui, no Recanto das Letras, para meus fiéis e diletos milhares de leitores.

OBSERVAÇÃO: As frases são do genial Millôr Fernandes! Uma ou outra frase Eu a complemento, às vezes, com uma pergunta por entender ser pertinente a questão ou acréscimo.

Milton Viola Fernandes (Rio de Janeiro, 16 de agosto de 1923 — 27 de março de 2012), mais conhecido como Millôr Fernandes, foi um desenhista, humorista, dramaturgo, escritor e tradutor brasileiro.

Com passagem marcante pelos veículos impressos mais importantes do Brasil, como O Cruzeiro, O Pasquim, Veja e Jornal do Brasil, entre vários outros, Millôr é considerado uma das principais figuras da imprensa brasileira no século XX. Multifacetado, obteve sucesso de crítica e de público em todos os gêneros em que se aventurou, como em seus trabalhos de ilustração, tradução e dramaturgia.

FRASES DE MILLÔR FERNANDES PARA OS — AINDA — ENCARNADOS. AS FRASES QUE EU COMPLEMENTO ESTÃO ANTECEDIDAS COM UM (®).

® Para Demóstenes Torres: “Moralista é um sujeito que sempre acha que você deve fazer o contrário.” – O mar da corrupção é enorme. Desde quando, no Brasil, velejar por esse mar lodacento e sulfúrico, na contramão, é perigoso?

® Para Carlinhos Cachoeira: “Toda prisão é construída com dinheiro roubado.” – E as reformas, outras construções sem licitações lícitas, seriam com o dinheiro da corrupção pago pelas empreiteiras?

® Para Marcio Thomaz Bastos: “Grandes advogados conhecem muita jurisprudência. Advogados geniais conhecem muitos juízes.” – Também conhecem o “caminho das pedras” pelo bom conhecimento das leis.

Para José Sarney: “Sir-Ney: nunca ninguém governou tão mal tão bem.”

Para os juízes brasileiros: “Mordomia é ter tudo que o dinheiro – do contribuinte – pode comprar.”

® Para Fidel Castro: “Não há exceção – poder conquistado pela força só se mantém pela força e só sai à força.” – Alguém duvida disso?

Para José Serra: “Ao nascer todo ser humano já traz dentro de si todas as características fundamentais pra querer mandar em todo mundo e não admitir qualquer controvérsia.”

® Para Michel Teló: “A verdade é que nenhum – nenhum – ser humano está preparado pro sucesso. Alheio, digo.” – Ora, se o povão quer... Quem somos nós outros para contestar? Vejam o exemplo dos caricatos que estão no Congresso Nacional. Há quem acredite que: "A voz do povo é a voz de Deus". Não é o meu caso!

Para Eike Batista: “O bastante é muito pouco.”

® Para Dilma Rousseff: “A reestruturação do Estado visa acabar com o golpe, o suborno, o acobertamento, o compadrio e o nepotismo. Em suma, acabar com os nossos valores tradicionais.” – Complemento esse recado perguntando: Tudo sem revanchismo? Ótimo!

® Para Michel Temer: “A ociosidade é a mãe de todos os vices.” – Será que ele sabe disso?

Para FHC: “Não ter vaidade é a maior de todas.”

Para Lula: “Ninguém jamais atingiu a satisfação total da sua vaidade.”

® Para os mensaleiros: “O Brasil é o único país em que os ratos conseguem botar a culpa no queijo.” – E não há ratoeira que resolva esse deslavado desvio de conduta.

® Para Demóstenes Torres (mais uma): “A verdade é aquilo que sobra depois que você esgotou as mentiras.” – O verdadeiro mitômano é aquele que acredita em suas próprias mentiras. Nisso o Tio Demóstenes é a essência da verdade.

CONCLUSÃO

As frases do Millôr Fernandes estão irretocáveis! Acrescentei algumas palavras em algumas, respeitando e mantendo a originalidade de todas, não poderia ser diferente. Esse acréscimo por conta de uma satisfação pessoal e ânsia em aprender um pouco mais sobre esse estilo (humor), fez-me bem. Estou feliz!