Crônica para minha filha

Quando ela veio, num 7 de abril meio frio e meio cinzento, chegou para mudar a minha vida.

A dor do parto não iria nunca se comparar à dor de vê-la sofrendo.

Durante um certo período de tempo, minha vida era ela. Mas percebi que ninguém merecia uma mãe assim, sem vida própria.

Não foi fácil individuar, mas sempre achei que o maior presente que podia dar à minha filha seria a independência.

Raízes e asas, receita tão batida, mas cujo ponto é tão difícil de alcançar...

Olhando assim pra ela, os expressivos olhos amendoados que herdou do pai, penso que a missão foi cumprida.

Talita é riso largo, franco, escancarado.

Amo quando solta suas gargalhadas rasgadas. Não se contém mesmo. E não adianta falar que não pega bem, que podem pensar isso, aquilo.

O riso brota solto. O rosto, já lindo, ilumina-se. Ilumina-se o ambiente todo.

Melhor ainda é quando canta, sinônimo de completa felicidade!!! Tem uma voz bem afinadinha, poderosa como ela, que tem personalidade forte!

Quando tem que sofrer, é assim também , com esta intensidade toda. Não queria que ela tivesse puxado isso de mim. Logo essa mania de sofrer tanto.

Ainda bem que passa logo e ela se torna tão leve.

Porque leveza é o que mais tenho aprendido com ela.

Dizer que minha filha é linda, que é inteligente e prática, criativa e carinhosa soa como clichê repetido mil vezes.

Mas é. Na verdade, é bem mais que isso.

Vive o amor verdade, o amor de todo dia, de toda hora. Verdadeira e sincera, não finge que gosta quando não gosta. Assertiva, sabe dizer não no momento certo.

Amorosa, não foge quando um amigo precisa de ajuda.

Talentosa, me orgulha com suas criações. Me orgulha com seu curso de Mestrado em Moda. Ela alcançou seu sonho, construído a duras penas. E anda buscando outros.

Mas o que mais admiro nela é como sabe conquistar, cativar, manter, cuidar do amor que brotou em seu coração.

Isso é inteligência emocional.

Essa maturidade possibilita um convívio democrático entre nós, apesar das diferenças, das arestas que ocorrem em todos os relacionamentos.

E fico assim, pensando que minha filha é um presente de Deus, presença abençoada em nossas vidas e companheira de tantos momentos.

Seja feliz minha “pretinha”, hoje, sempre, a cada dia!

Te amo mais.