FELIZ PÁSCOA

Poesias escritas em formato de comentários são belas:

as trovas, os risos, as rosas.

Ricamente desenhadas por mãos tão sensíveis.

Às vezes, a lua traz nostalgia junto com o som do mar.

Céu azul. Lua viva, noite quente!

Fiquei uns tempos achando que a criatividade tinha me abandonado.

E olha que tinha mesmo, mas

ela está voltando. Sinto-me feliz assim.

A criatividade é a minha companheira, assim como são meus companheiros os pássaros, o sol, o girassol, as flores, as cores, as tartarugas, meu Bettinha Juaquim e minha linda Bellinha, as árvores e, claro gente, gente, gente!

A vida torna-se diferente sem os filhos em casa.

Cada um deles vivendo a sua vida muito bem. Cada um em suas respectivas casas construindo a sua família. Às vezes, me pego pensando que

isto não está certo. E me vem à lembrança os tempos de antigamente! Uma casa, um casarão com vários dormitórios e suítes, uma cozinha grande com uma mesa enorme e muitas cadeiras. Sala aconchegante, um escritório, um quarto de som e TV. Se fosse assim seria ótimo!

Lugares privativos e lugares comuns, frequentados e cuidados por todos.

E pra completar o cenário a criançada correndo pra lá e pra cá. Procurando os ovinhos de chocolate que os coelhinhos deixaram escondidos e espalhados em diversos cantos do quintal de grama e terra, sem cimento. Natureza!

Adultos e crianças renovam-se ao brincar, cantar, sorrir. Renascem a todo instante! Ah... muita conversa. Qualquer assunto é gostoso quando se está em família. O ar fica mais puro, as cores mais vibrantes e as pessoas mais lindas, por fora e por dentro. Sempre é fácil cantar. Alguém começa e de repente todos estão juntos entoando a mesma canção aos risos e abraços.

Aproveitei, fui ver meu pai e depois a minha sogra, já estão velhinhos, mas bem de saúde. Coração fraquinho, ainda batendo em meio ao descompasso.

Ter mais de 80 anos é ser idoso, não é? E por isso, é permitido falar, falar, falar. A gente escuta mesmo quando já conhece de cor aquela história. Assim me senti na casa da minha sogra. Ela fará 88 anos dia 8 de maio. Tem assunto que não acaba mais. Meu pai, mas comedido, fala mansa, poucas palavras, atenção plena em cada detalhe. Fará 83 anos em julho.

Páscoa é isso: encontros e desencontros, nascimentos e renascimentos. O velho que se torna novo na essência e na luz. A falta de pressa, o cochilo no sofá, maior lentidão ao andar, menos fome, menos sono, tudo devagar.

Sem pressa, com tempo pra observar e se alegrar.

Reinventar a vida!

Que a sua Páscoa seja bela e a sua vida renovada sempre!

Beijos e abraços sabor chocolate branco.

Carinho,

Vania de Castro

08 de abril de 2012