CAMISA 10 – Dois Craques que Deixaram Saudades

No ano de 1986 ainda residia na Argentina. Na época, tinha 18 anos e era torcedor fanático da seleção brasileira (hoje, exclusivamente o Internacional mora no meu coração de torcedor).

A Copa do Mundo de “86” acontecia no México e o Brasil estava nas quartas-de-final contra a França. Estava longe do Brasil e não tinha TV em casa. Fui num bar assistir o jogo. Lembro que ficamos, eu e minha bandeira do Brasil, numa mesa, num lado da sala. O restante do ambiente estava tomado por argentinos secadores.

Francamente, creio que foi um dos mais emocionantes jogos de futebol que vi (quiçá pela circunstância). Platini jogava muito, carregou a França e empatou o jogo em 1x1, aos 40 minutos do primeiro tempo. O jogo era lá e cá. O Brasil tinha chutado duas bolas na trave e a maldita não entrava.

No segundo tempo, Telê Santana chamou o Zico para que entrasse em campo. O estádio Jalisco (a maioria torcendo pelo Brasil) ovacionou a entrada do "Galinho de Quintino". Zico deixou o Branco na cara do gol, com um passe milimétrico, do meio de campo. Bats, afobado, derrubou o lateral e o árbitro marcou o pênalti. Zico se apresentou para a cobrança, tinha tudo para ser o herói... Bats saltou no canto para impedir o gol da vitória. Enquanto os jogadores franceses se amontoavam em cima do goleiro, Platini foi até Zico e o consolou.

O jogo passou pela prorrogação e foi pros pênaltis. Bats defendeu o 1º pênalti, chutado pelo Sócrates. Alemão, Zico e Branco marcaram. A França tinha marcado com Stopyra, Amoros e Bellone (a bola bateu na trave, nas costas de Carlos e entrou). Platini, o melhor jogador da Europa, mandou a bola para cima da trave e desperdiçou o 4º pênalti da França. Tudo igual.

Na sequência, o brasileiro Julio César desperdiçou o 5º pênalti na trave. Fernandez fez o 4 a 3, para classificar a França de Platini.

Os argentinos festejavam muito. Em meio a toda essa alegria deles... estava eu, minha tristeza e minha bandeira do Brasil.

Nunca esqueço esse jogo.

Platini e Zico. Saudades...

.