*
*
*


Natureza Morta ?

 

 

Não aprecio a designação dada a este estilo de pintura. Nunca gostei; desde pequena, quando os professores nos mostravam a obra e comentavam sobre o autor (décadas de 50 a 60 e um pouco mais). Na época atual esse tipo de procedimento letivo é coisa rara, a não ser que o corpo docente tenha uma mentalidade nova como a dos meus mestres.

Clovis Pescio, Márcio Camargo, Willem Kalf, Monet, Paul Cézanne, são exemplos de excelentes pintores, ases no estilo. Alguma das obras de Paul Cézanne, por exemplo, chegam a ser “inavaliadas” (palavra que criei agora).

Este preâmbulo é para refletirmos "a quantas" está a nossa natureza;  viva, doente, moribunda ou morta?

Ah... conheço e encontro pessoas das quatro naturezas. Algumas vivazes, com cores da aura equilibradas, centradas, benevolentes, caridosas, sorridentes, amam a simplicidade, bem humoradas, excelentes companhias, são humildes, apaixonadamente ecológicas e amorosas diariamente, ou quase.
Neste “quase” estão incluídas as do segundo grupo; porque essas, ainda possuem regular autoestima, interessam-se variavelmente pela Natureza e acreditam que vale a pena viver. Lutam pelo seu equilíbrio físico, e mental, embora sejam fãs de carteirinha dos médicos em toda gama de especialidade.

Outras, em grande número, olhos mortiços, pele sem vida, andar fantasmagórico, conversa derrotista, amam ver sangue e violência na TV. São más, maldosas, invejosas, nada leais, fãs de um perjúrio, indiferentes a si mesmo e ao próximo. Parecem amigas, mas é preciso cuidado com elas. São quase zumbis.

Aquelas de natureza morta morreram e esqueceram-se de deitar, são grandes pedras que o rio caudaloso depois da tempestade não as atinge. Não podem ser roladas nem com a dor nem com o poder do amor; criaram limo; possuem altivez egóica, são imprudentes, sarcásticos, patologicamente críticos, orgulhosos, avarentos, desprovidos de delicadeza, humildade, sensatez, compaixão, amor. Essas engrossam a corrente daqueles que zombavam de Galileu e o levaram à morte, por razões que o leitor deve ter conhecimento.

Essas crescem nas estatísticas como bolas de neve montanhas abaixo.

.Então... trocaria essa denominação no ramo da Pintura,  por Natureza Imortal