AS RESPOSTAS...

As respostas...

Nem sempre são as bem esperadas. Nem as que recebemos e nem as que damos.

E sempre temos a mania de dizer, “que pergunta mais idiota!”. E esquecemos a nossa “resposta mais estúpida!”.

E não precisa ser de manhã cedo para arrumar a desculpa de que alguém sempre acorda de mau humor. Ela já faz parte do arsenal de defesa das pessoas. Insegurança ou até mesmo excesso de prepotência.

Imaginemos a pergunta “Você vai sair?” Normalmente sai um sim ou não, com todo ar possível do Saara. Quase que dizendo que não nos interessa.

E se fizermos outra tipo “Aonde você vai?” e a resposta virá soando como um não é da sua conta com o “Vou dar umas voltas!”.

Não somos capazes de pensar que no primeiro caso quem nos perguntou está esperando um convite para ir junto. E no segundo caso de que quem nos pergunta poderia estar precisando de um favor. Na primeira resposta deixamos caracterizado um “quero distância de você” e na segunda, “ora, vá você mesmo!”. Tanto na primeira quanto na segunda nem nos passa pela falta de imaginação que podemos estar magoando quem nos quer bem, ou que pelo menos está procurando só um pouco de amizade, carinho.

É que inteligente como somos, descobrimos que esta é a melhor maneira de afastarmos os indesejáveis. Provarmos que estamos acima e bem acima de sua vontade, de qualquer tipo de seu alcance.

E o melhor! Não precisamos gastar muitas palavras e nem perder muito tempo com explicações desnecessárias.

Já está tudo dito no seco “sim” ou “não”. E mais do que explicado no “vou dar umas voltas!”.

E agora, diga sinceramente.

Gostou do tema de hoje?

Cuidado com a resposta!

Já estão a disposição na loja virtual do www.perse.doneit.com.br digitar em buscar Antonio Jorge, os livros “Ele!”, “Ele Voltou!”, 87 “Conversas!” e “Parecem Mentiras!” em versões impressa e ebook PDF. Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante. Esta crônica está em mais de noventa jornais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior. Contatos, ajrs010@gmail.com