ADEUS CHICO ANISIO

ADEUS CHICO ANISIO

O riso, a alegria receberam nessa sexta feira, 23 de março um duro golpe. O Chico Anízio deixa o estrelato do humor para se destacar em uma dimensão mais iluminada, deixando o nosso mundo mais pobre e triste.

Aquele que durante mais de sete décadas fez a alegria da família brasileira com personagens por ele criados e representados, um grande homem, um lutador como poucos, ele valorizou a vida até o ultimo instante, o minuto fatal.

Eu não quero desfazer dos demais humoristas, mas o Chico Anísio era demais. Criativo imaginário e surpreendente, o verdadeiro amante das artes e do belo. Premia-nos com dezenas de livros, telas, personagens que ainda povoaram a mente da nossa gente por muito tempo, além do exemplo de que é possível ser feliz, tanto é que seus casamentos é uma amostra de que ele sempre acreditou e, sei que foi suficientemente feliz. Partiu em uma noite fria, sem estrelas e até a lua retraída se escondeu para não ver partir a alegria que ia, aquele rosto impávido e de sorriso fácil, de cujo olhar se apagara, assim como o sol daquele dia que não acendera, deixando as brumas e nevoas cobrindo o nosso mundo, como se até a natureza fosse agredida pelo tempo e o vento descompassasse em busca daquilo que não mais existia, ou as flores houvessem murchado e os colibris tivessem empreendido longínqua viagem e sem tempo para voltar. O silencio atroz invadiu o nosso mundo como se pedisse clemência ou quem sabe: outra vez o Chico entre nós...

É que continuamos sonhando sempre com o impossível, o irrealizável ou, jamais nos acostumamos com perdas e partidas inesperadas, mesmo sabendo que o grande Aeroporto do tempo no cotidiano nos apresenta chegadas e partidas, a felicidade com as chegadas e os prantos com as partidas, principalmente aquelas que nem sequer nos dão tempo de os despedir, aquele último sorriso, o aceno de mão que não vimos ou aquela voz que emudecera mas que ainda ecoa em nossas mentes.

Adeus Chico Anísio com certeza tem um lugarzinho para você, e muito obrigado por nos ter feito sorrir por um bom tempo e, quem sabe nos faça sorrir outra vez?

Airton Gondim Feitosa