"SE CONSELHO FOSSE BOM,..."

As lições de moral e boa conduta, as mensagens nas quais respeitáveis nomes da raça humana deixaram suas opiniões sobre os mais variados temas são quase sempre postadas num veículo de comunicação da mídia, como uma indireta de alguém para outrem (alguém que não tem coragem de dizer “na cara” o que gostaria de dizer para outro outrem), ou de religiosos que, como dizem, estão sempre pensado no próximo (uma ótima maneira de não verem a si mesmos e concluírem que precisam mudar conceitos e condutas) pouco gente pensa que aquelas mensagens poderiam servir muito bem a ele próprio.

Mas, como dizem: o próximo é nosso melhor espelho! Analisando, à luz da razão, essa afirmativa, pode-se concluir que, quanto mais fortemente nos impressionamos com uma mensagem, e a correlacionamos a alguém, esse alguém é quem mais se parece conosco. Kkkk! Desculpe, estou viciado nessas risadas virtuais (ou de dedos)! Outra característica dessas mensagens são as citações que servem para embasar a tese; são espetaculares, acima de qualquer suspeita, ninguém, em sã consciência contestaria, são nomes veneráveis ou estado de elevação moral, espiritual e/ou intelectual que poucos seres humanos atingiram. Nada errado nisso, pelo contrário, assim tinha de ser, melhor que se tomassem como exemplo pessoas que nada fizeram pelo Bem geral e próprio. Estranho, no mínimo, ou incoerente, levando em conta aquela máxima que diz “A Natureza não dá saltos” é que esses “mensageiros das grandes verdades” colocam como se os veneráveis citados tivessem conseguido ser um exemplo de ser humano de uma hora para outra, como num passe de mágica; como se a um ser ignorante e cheio de imperfeições morais, como eu, por exemplo, pudesse me tornar um Gandy, um Chico Xavier, um Thomas Edson, uma Madre Teresa,... de uma hora para outra. Nesse quesito, os reencarnacionistas estamos numa boa dianteira, sabemos o porquê que existem sábios e ignorantes e sabemos ou supomos o quanto custa de tempo e esforços para se chegar a ser um modelo de ser humano.

Porém, há uma ressalva a fazer sobre o que foi dito,... que não chega a ser uma crítica contra tal “modismo”, mas, apenas uma reflexão que me veio ao espírito ao ler certa mensagem postada numa rede social de comunicação virtual e que muito positivamente me impressionou, pareceu-me a mais coerente com a condição do ser humano atual; pois bem, vamos à ressalva: essa troca de “indiretas” entre pessoas ou grupos tem um cunho quase pedagógico,... Até nas escolhas das mensagens a didática é muito eficiente, porque favorece o aprendizado, primeiro e de forma inconsciente do carreador da mensagem e, depois, daquele que é seu “espelho” (aquela pessoa que mais lhe parece psicologicamente) e que será o seu receptor... Verdade é que são conselheiros fazendo reverência com o “chapéu dos outros”, pois, dificilmente, acha-se um conselho original (do próprio conselheiro). Mas, indireta vai, indireta vem e como as mensagens são realmente de conteúdo válido, o espírito humano vai aprendendo por osmose. (Sem ironia). Transcrevo, abaixo, uma mensagem de Paulo Coelho, postada, por uma amiga minha, no meu Face, foi a partir desta mensagem que comecei a refletir mais seriamente nesta prática tão intensa e calorosa quem vem sendo levada a efeito nas redes sociais de comunicação e congêneres. Esta mensagem refletiu muito positivamente em meu espírito. Para mim, é a mais humana, humilde e compatível com a condição do ser humano comum, que somos a maioria neste Planeta; e, na sua simplicidade e humildade ela traz uma grandeza incomparável. Ela não tem a arrogância, a prepotência,... das que sugerem que uma pessoa comum, como eu, por exemplo, aja como um Chico Xavier, Madre Teresa, Thomas Edson, um Albert Einstan, um Ghandi, quando não, um Jesus Cristo... Ou seja, que de uma hora para outra, como que para fazer os gostos daquele que nos faz a indireta, tornemo-nos um sábio, um iluminado,...

Todo guerreiro da luz já ficou com medo de entrar em

combate.

Todo guerreiro da luz já traiu e mentiu no passado.

Todo guerreiro da luz já perdeu a fé no futuro.

Todo guerreiro da luz já trilhou um caminho que não era o

dele.

Todo guerreiro da luz já sofreu por coisas sem importância.

Todo guerreiro da luz já achou que não era guerreiro da luz.

Todo guerreiro da luz já falhou em suas obrigações

espirituais.

Todo guerreiro da luz já disse sim quando queria dizer não.

Todo guerreiro da luz já feriu alguém que amava.

Por isso é um guerreiro da luz; porque passou por tudo isso,

e não perdeu a esperança de ser melhor do que era.

(Paulo Coelho)

Manoel de Almeida
Enviado por Manoel de Almeida em 12/04/2012
Código do texto: T3609000
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.