INDIOS

ÍNDIOS.

Nos anos 60 oito índios vaimiris atroaris ouviram “jacunun more” “ branco bom” às margens do Rio Jauaperi AM, eles aproximaram e foram abatidos à bala numa covarde emboscada.

Foi justamente neste clima que em 1968 chegou à selva amazônica à Expedição do Padre Callery.

Um fato curioso aconteceu nesta expedição, foi a descoberta de um senhor desaparecido a muitos anos do Vale do Rio do Doce, deixando mulher e filhos em desespero. Com uma extensa reportagem na extinta revista O Cruzeiro, entrevistaram um guia da Funai, justamente o tal desaparecido. Esse senhor era conhecido por nome de Paulo. Ele narrou com precisão o comportamento dos integrantes da expedição, chocado com os costumes dos índios, embora advertidos não deram à mínima.

Os índios abalaram com à arrogância e à rudez do Padre Callery, com seu jeito brusco de dar ordens, criou-se então uma divergência evidente. Paulo contou que numa tarde não havia nas ocas nenhum índio e nenhuma arma, sinal que os índios estavam em pé de guerra. Chamou o padre e sugeriu fugir, mas Callery não aceitou a sugestão. Paulo naquela tarde improvisou uma jangada e desceu o rio durante três dias e três noites até chegar a um posto da FUNAI e relatar a situação. Um helicóptero sobrevoou à selva e acharam à expedição massacrada.

Quanto ao desaparecido e aparecido na reportagem, ouviu poucas e boas da mulher e dos filhos adolescentes, afinal foram muitos anos de desaparecimento.

Quanto aos índios revoltosos, não os condeno, eles foram dizimados aos milhares na era do Brasil Colônia. 19 de Abril é pouco para demarcar o seu Dia. Salve o Dia do Índio!

Lair Estanislau Alves.

Sô Lalá
Enviado por Sô Lalá em 14/04/2012
Reeditado em 14/04/2012
Código do texto: T3612671
Classificação de conteúdo: seguro