Seu João é vegetariano

Era uma vez uma família de quatro pessoas.

O pai, João, dá duro de segunda a sexta para ganhar 622. Em casa sua mulher prepara o feijão com arroz: para a família toda! E a carne? Bem, essa estória tem de ser explicada e muito bem calculada.

Um quilo de frango está 10 reais, um quilo de carne vermelha de qualidade mediana está 20. A passagem do ônibus está dois reais e setenta e cinco centavos: se a família der sorte de gastar só duas passagens para ir e voltar do mercado, isso se não for a pé...

Suponha-se que Seu João tenha que ir ao mercado uma vez por semana, porque compra do mês já não dá mais para fazer. Então, ele chega ao mercado com um único pensamento: vou comprar só carne, pois graças a Deus, ganho cesta básica do trabalho que vem com dois quilos de arroz e com dois quilos de feijão.

Bem, se minha família tem quatro pessoas, cada um comendo um pedacinho de carne duas vezes por dia vai somar mais ou menos oito pedaços de carne.

Vamos lá: vamos comer carne vermelha só duas vezes por semana, então vou levar um quilo de alcatra que está 20 reais. Nos outros dias, vamos comer frango: cada quilo está em média 10 reais. Se um quilo dá para comermos em um dia, vou levar seis quilos para seis dias, que vai dar 60 reais. No total, vou gastar 80 reais! Meu Deus! Seu João exclama. 80 reais em uma semana para comer carne, quer dizer, quase sempre frango? Vou gastar então 320 reais por mês só de carne, quer dizer, frango, sabe lá?!

622 menos 320 dão: 302 reais. Caramba! Como vou fazer para pagar tantas outras contas: água, gás, luz? Até me esqueci de somar o preço da passagem de ônibus... Agora estou entendendo porque ouço tanto na televisão de tal coisa de vegetariano... Não é aquela coisa de que a pessoa não come carne?

Kétilen Paes
Enviado por Kétilen Paes em 14/04/2012
Código do texto: T3613181
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.