Raizes da educação

RAIZES DA EDUCAÇÃO

Invejo quem consegue dizer que a educação brasileira está bem, e invejo ainda quem consegue fazer dela apenas seu meio de sustento. Para mim a educação é a raiz do mundo, é o cerne que mantém firme a estrutura de qualquer sociedade, é o início e o fim de toda a existência humana.

A educação brasileira para melhorar e produzir bons frutos deveria se ancorar no tripé da competência, do respeito e da união. A competência vista como o essencial para que o educador seja de fato merecedor desse nome, o respeito para que todos tenham suas individualidades levadas em conta e a união para que se possa construir um caminho sólido e nele andar sem medos e tropeços.

O caminho para melhorar a educação é árduo, o sol da incompetência castiga e o vento da ignorância afasta os espíritos engajados em propor e efetuar mudanças dentro desse árido terreno da educação onde pouco se semeia e muito se almeja colher.

Melhorar a educação é algo que todos tentam fazer, ou pelo menos disfarçam um interesse nisso, mas o que realmente devemos fazer é considerar a educação como o nosso prato. Nós só colocamos nele o que nos agrada e nos dá prazer. A educação é esse prato vazio onde temos a oportunidade de nele colocar o que quisermos.

A criança para crescer precisa de alimentos sadios e a educação também é uma criança que precisa de fontes de proteínas que a façam crescer e mostrar-se sadia, útil e promissora.

A família designa a escola como sendo a instituição formal adequada para educar seus filhos sem se dar conta, ou sabendo, mas querendo se isentar de certas responsabilidades, que ela é a primeira célula em que a criança está imersa, que é nela que reside a primeira educação da criança e que é lá, na família, que a criança deve aprender a se comportar de modo a perceber que existem outras pessoas no mudo e que todas têm seu espaço e seus desejos. Se isso acontecer logo na primeira infância da criança, ela crescerá sabendo que a educação é um bem precioso que lhe trará muitos benefícios, mesmo antes de saber o que realmente é a educação ela vai estar exercendo um verdadeiro papel de ser humano que vive, convive e respeita as diferenças.

Para a educação melhorar basta acreditar que ela seja algo palpável e que possa ser influenciada pelo nosso querer. O educador deveria trabalhar ouvindo mais o seu coração e vendo a escola como um jardim que precisa ser cuidado durante o inverno todo para que no verão nos deslumbre com sua beleza.

Melhorar e educação ou mudar a maneira de ver a educação? Ambas eu diria, porque uma está diretamente ligada à outra como os dois lados de uma folha de papel. Assim sendo, para que a educação assuma novos horizontes faz-se necessário observar a qualidade das sementes que estão sendo postas dentro das mentes de nossas crianças, jovens e adolescentes. Pouco adianta o educador ter um belo discurso em público e dentro das quatro paredes da sala de aula ser um tirano que seca as profícuas raízes que estão querendo se firmar na vida e tornar mais aprazível o lado social tão ressecado e triste que hoje em dia temos.

Ouve-se dizer que a sociedade é o reflexo da educação e que o terreno das mudanças é a própria educação. Diante disso, é preciso mudar a visão dos educadores para que eles passem a ver o seu trabalho como sendo um trabalho artesanal aonde se vai lapidando aos poucos uma pedra para que com o passar dos dias e o trabalho assíduo, ela assuma a forma que antes tinha sua morada apenas na mente do escultor.

É preciso coragem e ânimo para melhorar e educação, da mesma maneira que é preciso para subir em uma árvore que está com suas raízes soltas, então, é ilusório mudar apenas a superfície para encantar os olhos, é extremamente necessário dar condições para que as raízes tomem força e fixem-se bem em sua base, aí sim teremos mudado toda a estrutura e não simplesmente arranjado a parte externa.

Marciele Cobalchini

Analena
Enviado por Analena em 28/01/2007
Código do texto: T361426