Honestidade

“Refere-se ao jugo da desonestidade, que desengana a quem busca a plena honestidade, que na beleza é, mas profunda que a verdade.”

No dia a dia há quem ria para você e haja de falsidade, diga que te ama quando o quer ver morrer na verdade e te apóia simplesmente na expectativa de vê-lo cair, mas banalidade, quem na realidade nunca assumiu ter um pouco de hipocrisia, ou ser insincero de fato?Poucos, ou de fato ninguém.

No entanto a verdade é que nem em tudo podemos ser honestos, tão pouco sinceros , nem tudo que pensamos é o que devemos dizer, no dia a dia as palavras são medidas quer de modo programado ou automático, mas nós procuramos nos cercar de modo e agir em meio a fatos que nos convém, e nem sempre o que nos convém, nos imbui a verdade. Somos mentirosos então?Hipócritas talvez? Cada um responda por si, contudo, nem sempre uma meia verdade se torna mentira, nem tão pouco uma mentira uma meia verdade, tem mentiras que são, mas verdadeiras do que a própria verdade.

Em meio a essa selva de pedra em que vivemos, encaramos no dia a dia com diversos tipos de “animais selvagens” seja em casa, no trabalho, na rua ou dentro de nós e precisamos domá-los, ou enfrentá-los e nem sempre o confronto é o meio, mas fácil, para vencer um ataque de um animal, que é mais forte, ou mais ágil que você. Imagine um leão pronto a te atacar, você o enfrentaria?Correria dele?Ou iria tentar domá-lo aos poucos, jogando uma carnezinha para ele?Ao longo do dia, por onde quer que passemos encontraremos pessoas, que a se ver em uma situação difícil optaram por tomar uma dessas atitudes, de acordo com sua personalidade, ou seu modo de agir ou encarar a vida.O fato é que temos que assumir um lado,definir o que somos e o que queremos e que atitudes iremos tomar em meio a essa guerra diária que se chama vida, pois afinal vence aquele que melhor jogar, que souber lidar com os problemas e superar os obstáculos que surgirem pelo caminho.

Definir a postura que devemos tomar refletir nas palavras que vamos dizer é fundamental para traçar um caminho. O problema está no estante que muitos se tornam ambíguo, ao tentarem não se expor por receio até mesmo de sair ferido, ou se prejudicar, mas sempre na vida há momentos que temos que enfrentar nossos temores e se não nos definirmos como iremos nos encontrar, ou saber quem de fato somos ou que queremos, aquele que demais se protege é o que mais se expõe, pois o seu receio de se ferir, o fragiliza ainda mais, deixando em vista mais ainda as suas debilidades e fraquezas.

Por isso afirmo que cada um deve seguir suas próprias conclusões e agir da maneira que achar, mas correto, mas saber lidar, relevar e agir no momento certo é fundamental, para quem deseja chegar a algum lugar.

Nem sempre somos honestos em tudo, pouco assumimos o que de fato pensamos, mas somos seres humanos, e a vida nos propõe as dadas circunstâncias sermos assim, embora a honestidade, seja algo precioso, uma qualidade que deve ser preservada e valorizada ao ser encontrada, devemos dosá-la, e usar no momento certo, para que não firamos ninguém nem saiamos feridos também.Pois podemos sim, dizer tudo o que queremos, desde que saibamos como e quando dizer, para que a nossa razão não se perca e nossa honestidade não tenha valido de nada.

Ingrid Vale

Ingrid Vale
Enviado por Ingrid Vale em 16/04/2012
Código do texto: T3616206
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.