Alguém salve minhas professoras
Acho que todos aqueles que tem a oportunidade de cruzar por uma sala de aula tem um professor que é capaz de dar-lhe ensinamentos extracurriculares que serão uteis para a vida inteira. Eu particularmente tive vários e pude arrancar de cada um deles um pouco do que sou hoje.
A primeira professora que me ensinou alguma coisa além daquilo que todos ensinam foi a professora Marlene da Rosa. Não lembro bem a série que estudei com ela, acho que quarta do ensino fundamental, mas ela me instigou a ler. Lembro que todas as aulas que ela dava e que tinha textos para ser lidos na sala, ela pedia para que eu lesse. No inicio tive medo, vergonha de ler em público, mas depois com o tempo perdi isso tudo e aprendi a gostar do público, devo parte de minha facilidade de falar em público hoje a minha professora Marlene.
Professora Ângela Brasil, me ensinou algo que nunca esqueço, me ensinou a ter opinião e mais do que isso a dar opinião, afinal foi a primeira pessoa com quem divergi publicamente por questões de opinião, ela a favor da realização de festas no ginásio de esportes e eu contra, e foi depois dessa discussão que eu percebi que para que me ouvissem precisava falar, não tinha outro jeito.
Lembro da minha professora Anilva Giacobbo, foi ela quem me disse um dia que eu escrevia bem, foi ela quem fez brotar dentro de mim a vontade de escrever e talvez seja por ela que você esta podendo ler hoje esta crônica, graças a insistência dela para que eu escrevesse. Foi graças a professora Anilva que descobri que eu era poeta, ela me fez escrever um poema para um concurso da escola e eu ganhei, tenho a medalha até hoje. Foi por causa dela que pude ostentar em 2005 uma das melhores notas em redação do estado no Enem.
Lembro-me também da professora Eliane Amaral Costa, outra professora de Português, esqueci de falar isso antes, todas eram de Português, foi essa professora que me ensinou uma coisa muito importante chamada perspectiva do mundo em sua volta, ela me falou uma vez, “olhe o mundo em sua volta, para o bem ou para o mal não esqueça que você não esta sozinho nele”, e eu nunca esqueci.
Essas são apenas algumas das professoras que eu posso dizer que formaram meu caráter, assim como teve muitos outros que emprestaram um pouco do seu exemplo e de sua sabedoria para que eu e muito outros pudéssemos nos tornar aquilo que somos hoje, por isso me sinto profundamente transtornado, profundamente decepcionado com o não pagamento do piso aos professores, com as faltas de condições físicas, tecnológicas e de qualidade de preparação pelos quais os professores passam, e vendo tudo isso que acontece me pergunto; será que nossos políticos não tiveram professores?
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 16/04/2012
Código do texto: T3616923
Classificação de conteúdo: seguro