É PELO CONHECIMENTO QUE RESPEITAMOS AS DIFERENÇAS

A sociedade é um todo composto por células de igual essência, mas diferentes em sua individualidade. Visão de vida, crenças, idéias próprias fazem de cada pessoa um ser único. Liberdade de expressão e livre arbítrio todos nós temos.

Sou espiritualista universalista e tenho direito de expressar isso. A crença na reencarnação, para mim, explica as diferenças físicas e emocionais entre as pessoas. Se sou saudável e o outro não, se disponho de recursos enquanto outros têm apenas as ruas para viver, se cultivo princípios e valores cristãos e outros tantos exploram, maltratam e matam o semelhante, deve haver uma causa. E nisso eu vejo os diferentes graus de evolução que cada um de nós, como espíritos imortais, está. A liberdade de escolha é comum a todos e enquanto uns lutam e conseguem avançar, outros usam o livre arbítrio em comportamentos não tão saudáveis que os fazem percorrer caminhos mais longos e demorados na evolução espiritual. Vejo a vida como uma escola onde o aluno relapso é reprovado e tem que repetir de ano até aprender a lição.

Ninguém é obrigado a comungar a maneira de pensar do outro. O que devemos evitar, porém, é o preconceito, porque só podemos formar conceitos a partir do conhecimento. É lendo, se inteirando ou vivenciando que adquirimos o direito de sermos contra ou a favor de uma idéia ou comportamento. Depois do conhecimento adquirido teremos elementos para fundamentar nossas idéias e poder escolher a estrada que mais nos convém. Conhecendo, adquirimos compreensão pelas idéias dos outros e respeito pelos caminhos escolhidos por nosso próximo.

Giustina
Enviado por Giustina em 18/04/2012
Reeditado em 13/08/2014
Código do texto: T3620315
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.