MEU IPÊ E MEU BEIJA-FLOR

Nenhuma árvore se veste totalmente de flores como o ipê. Sua roupagem já encantou poetas e fez brilhar as pupilas de gerações de todos os quadrantes do Brasil.

Na primavera despe-se do seu verde e cobre-se com florida roupagem, um encanto!

Durante dias transforma-se como por magia num oásis de exuberante beleza e ousadia, atrai para sua florida copa beija-flores, abelhas e um batalhão de insetos e aves. Proporciona um banquete de imensurável beleza e grandiosidade e, misteriosamente uma a uma suas flores caem como flocos de neve colorida, fransformando sua fresca sombra num magnífico tapete de flores.

Todoas ganham com sua floração: o homem extasia-se e registra nas retinas a beleza estonteante da florida árvore - o ipê; os beija-flores festejam a abundância de néctar e, de maneira graciosa e linda bailam livre de flor em flor alimentando o corpo e auxiliando na polinização! As abelhas transformam a florida copa num universo e o ambiente minusculamente ferve, um caldeirão de vida explode; a flor se desprende e, em seu lugar um fruto, uma semente surge para garantir as gerações futuras.

Brotos de folhas explodem e aos poucos o colorido dá lugar a uma nova roupagem. Aos borbotões, frutos providos de sementes tremulam na copa e em poucos dias, sementes, milhões delas, são espalhadas pela floresta que explodirão numa nova árvore, numa nova vida!...

João Correia
Enviado por João Correia em 18/04/2012
Reeditado em 18/04/2012
Código do texto: T3620464
Classificação de conteúdo: seguro