Dia do Índio

Neste dia 19 de abril comemoramos mais um dia do Índio, porém acho que é uma das datas que o povo já não lembra mais como tem ocorrido com várias datas importantes.

Mas porque comemorar um dia do Índio? Neste link vc pode saber melhor http://www.museudoindio.org.br/template_01/default.asp?ID_S=33&ID_M=132

O que quero com este texto é refletir sobre hoje, se ele é de fato uma data importante ou não.

Vimos como são conflitantes as opiniões sobre as demarcações das terras indígenas, uns dizem que é muita terra pra pouca gente e outros defendem que não. Se não tivessem sido quase que totalmente exterminados, haveria muitos índios para ocupar estas terras, que nós, povo “civilizado” pegou à força deles.

Hoje, porém os índios querem ao menos terra para morar e sobreviverem, para terem seu espaço e poderem manter viva sua cultura.

Estudam e se modernizam, conhecem nosso modo de vida e usam de toda tecnologia moderna, não para se tornarem como nós, mas para resgatar e puder viver dignamente entre aqueles que se acham melhores e mais civilizados que eles.

Orgulho-me de ter uma pontinha, nem que seja bem de longe, de descendência indígena, com certeza bem lá de longe.

Enfim, esta data serve para que reflitamos sobre nossos irmãos indígenas, para que eles se mobilizem e nos sensibilizem na sua luta para não deixar sua cultura desaparecer e nem sua gente.

Algumas fotos de um intercâmbio entre culturas, folia de reis nas festividades de uma aldeia indígena. https://www.facebook.com/media/set/?set=a.413411528688022.109776.100000575351360&type=1