O Brasil de 2020

Eu sempre tive uma grande vantagem em minha vida com relação a pessoas da minha idade, sempre pude desfrutar da companhia de pessoas mais velhas cheias de historia para contar.
Lembro-me de um senhor que me contava que o avô dele, logo que ouviu o rádio pela primeira vez, lá pelo inicio de cinquenta, previu que um dia além de ouvir, as pessoas ainda conseguiriam ver as imagens, ou seja o show do auditório montado pelas rádios da época seria visto por quem estivesse do outro lado do aparelho.
Esse senhor se surpreendeu quando conheceu a televisão e viu que seu avô tinha razão, e depois disso ele passou a prestar mais atenção no mundo, e ele descobriu que o mundo era previsível.
Ele me dizia com sua sabedoria adquirida ao longo dos anos, que bastava a gente prestar atenção nos sinais e então poderíamos prever o que aconteceria com o mundo, para qual direção o nosso mundo seguiria.
Esse senhor nunca estudou, mas tinha um discernimento politico muito maior que muito PHD por ai. Lembro-me dele dizendo que o mundo estava ainda muito confuso entre dois sistemas, um onde o estado seria a parte principal, e outro onde o cidadão seria o principal proponente organizacional, e me dizia ele que no dia em que o Brasil aprendesse a balancear estes dois sistemas caminharia para tornar-se uma potencia mundial.
Não estava errado, o Brasil aos poucos vai se encaminhando para entrar numa era jamais vista, um pouco por mérito próprio, outro pouco por demérito alheio, principalmente dos países que até hoje são consideradas potencias e que estão mergulhados numa crise que só tende a aumentar.
O Brasil teve uma sabedoria involuntária absolutamente genial nos últimos três presidentes, Fernando Henrique Cardoso era técnico, e por isso estabeleceu a ordem econômica, apontou um caminho que o país devia seguir com suas regras estabelecidas.
Lula foi o presidente do famoso balanceamento do qual o meu amigo falava, conseguiu seguir a linha de pensamento de FHC, mas com uma politica social que começou a mudar o Brasil, e Dilma esta agora fazendo o que se devia, colocando o Brasil no papel de protagonista internacional.
Quando o Brasil alcançar este lugar que meu amigo falava, que creio eu será ainda antes de 2020, seremos um pais referencia economicamente, creio que muito mais desenvolvido politicamente, já que as coisas estão mudando também nesta área e corruptos estão sendo desmascarados, e então teremos muito mais atrativos do que simplesmente nossas mulatas e nosso carnaval.
Claro que muitas coisas precisam mudar neste país, mas eu sinceramente estou otimista, não pelos políticos, mas pelo povo brasileiro que esta aos poucos conhecendo essa jovem senhora chamada democracia.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 18/04/2012
Código do texto: T3620709
Classificação de conteúdo: seguro