O homem, ser autodestrutivo?

Talvez nos perguntemos por diversas vezes a que ponto este mundo irá chegar, a natureza dia após dia se levanta contra nós, são catástrofes e mais catástrofes, enchentes, deslizamentos, terremotos, maremotos... Quando não é a natureza que nos ataca o próprio homem ataca uns aos outros, a violência não cansa de se expandir, ao ligar a televisão logo pela manhã, o noticiário já alerta mais um entre outros casos de homicídio,crimes passionais, latrocínios, guerras entre facções, casos de pedofilia, pais abusando dos próprios filhos!Mas isso é algo que todos sabem, não há nada de novo diante desses relatos, mediante a uma sociedade que já se habituou a tantas barbáries e violência. Não há lugar para deixar nossos filhos, pois até dentro da escola chegou a marginalidade, brigas estimuladas por rodinhas de amigos, consumo de álcool, drogas e sexo deliberado. Mas há quem culpar?O próprio governo se encontra contaminado, por um vírus que tem se externado e espalhado em meio a toda sociedade, a corrupção, praga essa que se torna pública todos os dias, diante de todas as repartições. Não há necessidade de citar mais, todos já sabem da sujeirada que se encontra espalhada pelo nosso país, e não a Colurb o suficiente que seja capaz de limpar tamanha bagunça. Doenças e mais doenças tem se espalhado pelo mundo inteiro, hoje é normal chegarmos ao médico e ao ser consultado o doutor relatar que fomos vítimas de mais uma entre tantas viroses, que diariamente tem atingido a população.

Muitos em busca de paz procuram se refugiar no interior, ou em um lugar mais tranqüilo, tentando fugir de se expor ainda mais a tamanha violência, uns buscam o sossego e a paz para educar os seus filhos, outros querem apenas a segurança e tranqüilidade de andar nas ruas sem ser vítima de mais uma bala perdida.

Mas a realidade é que para aonde quer que se vá, há mesmo que em proporções diferentes a mesma violência, criminalidade, marginalidade, catástrofes, doenças, corrupção, a miséria social está em todo lugar, não adianta tentar fugir, pois a culpa não está onde estamos, moramos, ou com quem se relacionamos e convivemos. Mas a culpa está em nós, não é o mundo o responsável pela degradação do ser humano, mas o humano que é o responsável pela degradação do mundo.

Portanto por mais que se tente fugir, não há maneiras de se fugir de si mesmo. E atribuir à responsabilidade a outros é só mais um meio de negar as suas próprias responsabilidades e com isso tentar passar a terceiros uma obrigação que de fato é nossa, o problema é que ninguém tem coragem de abrir mão de si mesmo em prol de todos. Só que a nossa própria ignorância nos impede de enxergar que o benefício também é nosso e nos trará maior retorno no futuro.

Os crimes, corrupções, tráficos, entre outros são todos causados pelo homem a si mesmo, se a natureza nos agride isso é resposta de anos das nossas próprias agressões a ela, a enorme poluição, queimadas e desmatamento, causado pelo homem, dentre outros fatores contribuíram, para que hoje venhamos nos lamentar por tantas mortes, em meio a catástrofes naturais. Mas o que está feito, está feito, não podemos retroceder no tempo e creio eu que mesmo que assim pudesse o homem, ainda encontraria alguma maneira diferente de destruir tudo.

O homem não é de índole má, sua natureza não é ruim, não podemos perder a fé em um ser tão capaz de fazer coisas incrivelmente maravilhosas e de amar de modo tão extremo e ser capaz de dar a vida e fazer crescer algo fruto do seu amor. No entanto embora sua natureza não seja ruim, ela é autodestrutiva, pois o nosso convívio no planeta e na sociedade tem aos poucos deteriorado a nós mesmos, o sustentar de nossos hábitos e caprichos, e a nossa própria ganância e desejo de ter ainda mais, tem ultrapassado os limites, sem se quer perceber. Temo-nos atentado tanto para o que está em nossa volta e para que os outros fazem ou deixam de fazer e temos deixado de observar a nós mesmos.O que temos deixado de fazer ou temos feito, que pode contribuir mais ainda para este modo caótico que estamos vivendo.

Infelizmente não é simples reconhecer as falhas e imperfeições, o nosso ego luta para impedir que reconheçamos a nossas falhas, mas por mais duro que seja a realidade não pode ser contestada, se refletirmos iremos concluir que nossas atitudes são as totais responsáveis por todo sofrimento que temos vivido. A culpa não é da natureza, não é do político, do pedófilo, do traficante, do ladrão, do assassino, é do HOMEM, que causa ao mesmo tempo alegria e vida, dor e morte, para quem está ao seu lado, em um pequeno ato ou gesto, destroem inúmeras vidas, o problema não vem de cima, como muitos pensam, mas sim de dentro de cada um de nós, responsáveis omissos pela degradação das margens sociais e da família, os costumes trocados impostos por nós diariamente diante da mídia, em círculos de amigos ou trabalho, pensamentos que dão forma a ações, irreversíveis e depois ainda se perguntam o porquê? O porquê a filha de 10 anos está grávida, e o jovem de 13 está nas drogas, ou por que o marido após 20 anos de casado foi capaz de assassinar a mulher e seus próprios filhos?

O único meio para tentar amenizar este quadro, a qual nos habituamos a viver e se deparar com naturalidade, é assumir os nossos atos e mudar, não de casa, nem tão pouco vizinhança, pois aonde quer que esteja, o problema estará dentro de você, dentro de nós e se não resolvermos, tomará proporções maiores, como já tem tomado, e como uma bola de neve, irá nos esmagar, ao passar por cima de nós.Então por mais destrutivo que o homem seja, ele também é capaz de reconstruir e fazer de algo sem brilho ou esplendor, algo maravilhoso como a arte. A sua inteligência e força pode sobrepor suas fraquezas, basta reconhecer a sua necessidade de fazer genuinamente o que é necessário.

Ingrid Vale
Enviado por Ingrid Vale em 20/04/2012
Código do texto: T3623090
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.