No contrapé (EC)
 

 
Existem  palavras e expressões com as quais nunca lidamos. A gente sabe que a palavra existe,  entende  porque faz parte da  língua materna, mas  não se lembra absolutamente de um dia tê-la lido, escrito,ouvido ou pronunciado. Contrapé.No contrapé. E este o tema de nosso desafio dessa quinzena e é realmente um desafio e tanto. Principalmente porque hoje eu me recuso a procurá-la no dicionário ou no Google.

 Se existe contramão por que não haveria contrapé? Na contramão sei o que é. Diz respeito a circulação de veículos com rodas e chamamos de mão o caminho por onde os veículos circulam.  Os veículos precisam rodar na mão certa   dos  caminhos, sejam eles quais forem, os caminhos. Ruas, estradas. Existe a mão, por onde as rodas podem rodar. A mão pode ser única o que significa que as rodas têm que rodar na mesma direção, estejam a direita ou a esquerda da rua, mas sempre é conveniente dirigir bem a direita para não impedir a ultrapassagem de outro veículo. Quando ela não é única é porque existe mais de uma mão, uma por onde se vai e outra por onde se vem.  Então temos a mão certa, sempre a direita, e a mão errada, que é do outro lado, ou seja, a tal de contramão. Dirigir na contramão é um risco bem maior que dirigir na mão, mas dirigir na mão também não é isento de riscos atualmente, com o excesso de veículos e de pessoas que não sabendo dirigir bem, dirigem assim mesmo.

Mas contrapé? O que haverá de ser? Sei o que é contra e sei o que é pé. Contra é aquilo se opõe a algo, pé é a extremidade inferior que sustenta algo. Pergunta- se eu bater o meu pé contra qualquer coisa seria uma batida contrapé ? Sei o significado de muitas palavras, mas não sei muito mais do que sei. Mas sei alguma coisa. Contrapiso, p.ex. com a qual também não concordo. Devia ser antepiso. Contrapeso. Contraponto. Contratempo e um milhão de coisas que eu também sou contra. Mas não sou do contra só para ser do contra. Sou do contra quando o contra é algo em que acredito e  sou a favor quando é algo que acredito.

Sinceramente penso que é hora de acabar com essa contrariedade e dar no pé. Só resolvi escrever mesmo porque não gosto de deixar ninguém na mão. Se não parar logo vou chegar a conclusão de que sou realmente uma mulher empacada e então o melhor que faço é dar no pé.
 
Esse link conduz para as páginas dos outros autores que escreveram sobre o Desafio – No Contrapé

http://encantodasletras.50webs.com/nocontrape.htm 
 

pig-tiro-no-pe-bessinha.jpg