Estrelas na Noite

Sabe, há todo tipo de estrelas. Eu costumo dizer que se os olhos são a janela da alma, as estrelas são as janelas do espírito. Uma lenda indígena diz que as estrelas são buracos feitos no céu, por pássaros que fugiam da captura voando para a Lua. As estrelas podem ser tudo. Só depende de quem está olhando para elas. Para um cientista, elas são simples bolas de hidrogênio líquido, um pequeno inferno no meio do zero absoluto. Para uma viúva, elas podem representar seu falecido amado. Para exploradores, elas são o norte de suas vidas. Para um casal de apaixonados, representam toda a sua descendência. Para um senhor, podem ser o símbolo dos bons tempos de outrora. Existem tantas, uma para cada pessoa nesse mundo, e ainda sobram muitas. Podem ser o anjo da guarda de cada pessoa. Para alguns de nós, uma estrela é tudo que a gente precisa para sobreviver. Para outros, significa o arauto de nosso fim nesse mundo. Podem ser esperança, as anunciadoras de um novo dia que está pra começar. Um novo futuro, só esperando para ser visto. Há todo tipo de estrelas. Há aquelas que brilham sob a luz dos holofotes apontados para o tapete vermelho. Há aquelas que brilham nos olhos de seu pai, enquanto brincam com suas Barbies no tapete de casa. Há aquelas que conseguem feitos inimagináveis, e brilham com uma medalha de ouro no peito. Há aquelas que inspiram pessoas, com seus discursos inflamados, brilhando como uma tocha acesa no meio do mais escuro negrume. Há também estrelas que nos amam incondicionalmente, mesmo tendo quatro patas e uma cauda. Existem aquelas estrelas que você encontra na internet, fazendo seus olhos brilharem de expectativa, quando elas aparecem. Estrelas nascem. Estrelas morrem. Estrelas vivem um momento efêmero. Outras vivem eternamente. Estrelas podem ser imaginárias. Podem também ser tocadas. Podem estar noutro universo. Podem estar ao seu lado. Podem estar dentro de nós. Estrelas podem estar em qualquer lugar, qualquer tempo, em qualquer espaço-tempo ou em qualquer dobra temporal. Estrelas nos guiam, nos mostram o caminho a ser tomado, a decisão a ser feita, o anúncio a ser falado. A noite é longa, e as estrelam brilham por todo o tempo que falta para sabermos o que fazer. A noite é escura, e as estrelas iluminam tudo ao nosso redor, para que possamos enxergar com clareza. E mesmo durante o dia as estrelas brilham. Talvez com menos força. Talvez com menos clareza. Mas estão lá, só esperando que possamos enxergá-las, para que elas possam nos guiar. Podem nos alimentar com tudo que precisamos. Tudo o que precisamos saber, tudo o que devemos esquecer. Tudo o que é importante. Tudo o que não é. Estrelas são brilhantes, umas mais, outras menos. Mas todas brilham. E só apagam quando as pessoas esquecem delas. Quando já não há mais como alcançar seus protegidos. Não devemos deixar isso acontecer. Não podemos deixar que elas se apaguem. Eu certamente não apagarei a minha. E espero que você também não.

Rafael Zagari
Enviado por Rafael Zagari em 24/04/2012
Código do texto: T3631152
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.