NEGÓCIO DA CHINA

Meu fiel leitor, por meio de uma crônica recente, já sabe sobre “Minhas vidas passadas”, e também que há previsão de eu me dar muito bem NESTA vida, como compensação por tudo o que eu já me lasquei, desde o ano 1200, quando me mandaram nascer lobo do mar, cozinheiro e carpinteiro.

Desde então, eu tenho buscado “empreender” algo que me possibilite dar uma mãozinha no destino, no sentido de que essa “profecia” se concretize antes de eu desenvolver Parkinson e Alzheimer, porque aí vai ser muita sacanagem e eu vou acabar morrendo de desgosto.

Por causa disso, vivo buscando algo que seja um “Negócio da China*”, capaz de me compensar pelos anos em que tenho me privado de desfrutar das coisas ótimas que existem nesse mundão. Em outras palavras, eu estou procurando uma “galinha de ovos de ouro” e presumo que deva ser algo que todo mundo queira, que possa ser vendido a R$5,00 e que eu possa lucrar R$4,50. Mas o que será isso, meu Deus?

Comecemos um exercício mental, recitando um mantra: Ongnamuuuur! Onganamuuuurr. Ongnamuuuur! Onganamuuuurr. Ongnamuuuur! Onganamuuuurr. Sinto que meus dois neurônios estão se assanhando, tentando se conectar, trocar ideias... Posso ouvi-los:

Neurônio Tico: “Brinquedos apaixonantes para os filhos encherem os sacos dos pais querendo-os?

Neurônio Teco: “Boa ideia!, mas o que vem a ser “apaixonante”? Além do mais a gente corre o risco de só ganhar dinheiro na Semana da Criança”

Tico: “Algo gostoso de comer ou de beber”?

Teco: “Uma vez mais o problema está no adjetivo: o que é saboroso para um, pode não ser para o outro”.

Tico: “Que tal inventar um treco para enfeitar o corpo, com aspecto bem atraente e nobre, mas que seja bem baratinho?

Teco: “Hummm.... E como superar os chineses que já fazem isso tão bem?”

Tico: “Cara, você é insuportável! Desse jeito só se a gente aconselhar a Norma a colocar uma banca de jogo de bicho, plantar maconha ou virar dona de bordel”

Teco: “Endoidou? Esqueceu-se de que tudo isso dá cadeia?”

Tico: “Depende, cara, depende! Se ela virar uma autoridade, contratar bons advogados, ficar amiga de gente muito importante... também se transforma em cidadã acima de qualquer suspeita”

Teco: “Danou-se! A abestada é professora, tem dificuldades para mentir e não sabe puxar saco”.

Tico: “Pois é, por isso é que ela é pobre!”

Teco: “Hummm... Tá difícil! Hummmm....Já sei! Ela precisa de um terreno médio e de juntar uns R$150,000,00 para comprar um guincho e se credenciar junto ao Detran. A gente diz para ela que em vésperas de feriados (quando não há vaga para se estacionar perto de supermercados, mas as pessoas precisam de comprar comida), ela deve estar bem atenta, porque vai surgir serviço pra caramba!”

Tico: “Não sei não, você sabe qual é rotina de quem tem carro guinchado em Linhares? Cara, o infrator tem de ir ao Detran, solicitar a liberação do veículo, tirar três cópias da multa, do auto de infração e também da CNH, totalizando 09 cópias.

Teco: “Só isso?”

Tico: Não! Depois disso ele tem de ir a um local conhecido como "Pátio" (bairro Canivete) e pedir para os funcionários fazerem as guias para pagamento: uma pelo serviço deles, no valor de R$101,65, uma de R$135,52 pela “hospedagem” do carro lá, e outra de R$47,46 para cobrir os quilômetros percorridos entre o local da infração e o “hotel” dos carros. Ah, o sonso ainda tem de se virar e providenciar mais 03 cópias de cada boleto de pagamento.

Teco: “Acabou?”

Tico: “Que nada! Depois de pagar tudo isso o sujeito ainda terá de pagar uma multa de R$127,69 (que chegará pelos Correios, antes que seu rabo se cicatrize) e tomar 5 pontos na carteira de motorista.”

Teco: “Eureka! Mesmo que percamos os gatos escaldados.... Essa é uma grande “galinha dos ovos de ouro”!

Tico: “Pena que outros sabidos já se apropriaram da ideia. Bem, só se gente aconselhar essa bobona a ganhar uns trocados fazendo o papel dos f.d.ps. que chamam a polícia e se divertem, sabendo que os “otários” que estacionaram em locais indevidos vão se lascar.”

Ei, Tico e Teco, ganhar dinheiro desempenhando esse papel aí de cima eu não quero não, porque já tem f.d.p demais no mundo e todos eles são um grande “Negócio da China” sim, mas...para o capeta.

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 26/04/2012
Reeditado em 23/02/2023
Código do texto: T3634356
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.