Trabalhador.

O conceito trabalhador não difere teoricamente do termo operário. O saudoso Aurélio Buarque de Holanda Ferreira ficou nos devendo melhor definição entre trabalhador e operário. O conceito trabalhador é muito amplo, o banqueiro e o bancário são ambos considerados trabalhadores, o gerente e o contínuo são colegas de classe , o engenheiro da construção civil e o servente são da mesma classe. Acontece que a elite brasileira criou uma divisão trabalhista: trabalhador qualificado. Ora, os demais são desqualificados? Acredito que cada trabalhador é qualificado dentro de suas funções. Poderíamos usar o termo proletário, mas aí à direita vem de cassetete família, bombas lacrimogêneo s e bala de borracha, em outros tempos era de chumbo mesmo. Alguém já viu greve de banqueiros e comerciantes? Greve de latifundiários?

Em São Paulo mudaram o nome da Av. Dos Trabalhadores para Av. Airton Senna. Admiro à proeza do corredor da Formula 1,mas daí dizer formalmente de que era também trabalhador é muito para o meu colesterol. Sei que era um burguês bem comportado e merece meus respeitos, mas excluir os trabalhadores para perpetuar seu nome, são coisas da elite burguesa brasileira. Já que o Aurélio definiu que operário é trabalhador, no próximo primeiro de Maio, VIVA O DIA DOS TRABALHADORES.

Lair Estanislau Alves.

Sô Lalá
Enviado por Sô Lalá em 26/04/2012
Código do texto: T3635227
Classificação de conteúdo: seguro