No fim do túnel existe esperança?

Pois é uma pergunta difícil a ser feita, quando nos últimos momentos nos encontramos. O desespero que bate, o corpo cede e as lembranças se findam no fundo da alma branda de um sonhador. O que fazer? "Tantas coisas e coisa nenhuma", diz o sábio. Uma noção bem interessante...

Interessante na medida em que me deixo levar e acreditar nisso. Acreditar que o aparente "fim" necessariamente não precisa se-lô de tudo e de todos, afinal enquanto o "pulso ainda pulsa" como diriam os Titãs, há de haver luta. O fim de uma longa relação, um câncer ou uma limitação física, tal qual a perda de um menbro não deviam nos apequenar. Pelo menos não a longo prazo.

Mas, isso costuma acontecer. E com frequência. Pessoas que adquirem um câncer em geral tendem a acreditar em algum ente superior, algo supostamente maior do que eles mesmos. E assim se limitam, jogam pra outra entidade o fardo que acreditam não poder carregar. E diante da ausência de mudanças começam a cair e afundar dentro de si mesmos. É uma reação um tanto quanto simplória e limitante demais. A luta desaparece e o que surge são apenas seres conformados com a própria realidade. Triste não?

Já outros advêm dentro de si mesmos, uma força sobre-humana que os faça suportar suas próprias dores e as dos demais e se superar. Se erguer do precipício outrora erguido e partir para a vida novamente. Certamente são inspiradores, na medida em que assimilam, aceitam e ensinam como lidar com a dor. Inúmeros casos de superação podem ser e continuam a ser vistos nos esportes. É parar pra ver.

No meu caso me sinto mais adepto a segunda opção, a de lutar. Acredito nessa por ser ela que propicia movimento, criação e ação. Possibilita que suor seja derramado e a dor vivenciada como símbolo da finitude, da esperança, da alegria em se sentir vivo. Não importa que para isso, eu precise passar um tempo de luto, desesperado achando que em todas as esquinas haverá um precipício para cair. Importa saber que em cada queda, há a possibilidade de se erguer maior e mais forte e disposto a enfrentar todo o caos e dizer que no fim do túnel não existe somente esperança, mas também sangue, suor e lágrimas.

Andarilho das Sombras

Rousseau e o Andarilho
Enviado por Rousseau e o Andarilho em 27/04/2012
Código do texto: T3636663