Nomes irrevogáveis

Leio aqui em jornal de minha terra que um vereador apresentou projeto para mudança do nome de uma rua da cidade, que ele não quer que seja chamada Costa e Silva, um símbolo dos tempos da ditadura militar. Há quem concorde, há quem discorde, alegando que a mudança vai gerar transtorno a suas vidas. É possível... Nome novo, confusão nos Correios. Mudanças de cadastros...Realmente, uma complicação...

Não me custa imaginar se não seria melhor, daqui para frente, abolir ad aeternum das placas esses nomes de grandes personagens, ainda que tenham contribuído para a democracia. Tivessem morrido recentemente, muitas figuras renomadas da República teriam imediatamente seus nomes içados a placas de logradouros. E depois viriam as escutas telefônicas da Polícia Federal, e os homenageados seriam flagrados em parcerias espúrias, e os autores das homenagens e a população se sentiriam logrados... Um escárnio...

Defendo que a condição sine qua non para ser nome de rua deveria ser o anonimato daquele que lutou contra as ditaduras ou que esteja ajudando a construir uma sociedade que se diz democrática, com todas as suas distorções.

Então tiraríamos simbolicamente da obscuridade o guerrilheiro desconhecido, pequeno, torturado, cujo nome não saiu no jornal e cuja façanha os livros de história não registram; então resgataríamos do anonimato um ou outro operário que constrói a futura Copa de 2014, um ou outro voluntário da paz e das boas obras, não atingido por holofotes, um ou outro mecânico, um ou outro jornalista de pequeno jornal...

Averiguado o dossiê desses meus eleitos, certamente haveria lá uma história límpida, transparente, fácil de ser escrita e silenciosa às escutas telefônicas, até porque muitos deles sequer manuseavam com desenvoltura essas maravilhas tecnológicas.

E o Brasil se encheria de ruas e avenidas Maria Rodrigues, Antônio Silva, José de Oliveira, Manoel dos Santos, João de Sousa, e outros, e outros... e não correríamos o risco de – enganados por histórias maquiadas – termos de revogar as homenagens.