E como já dizia o autor desconhecido.... Corrupção com corrupção se paga.

Onde eu estava com a cabeça ao me juntar á uma intelectual desocupada e uma analista de sistema semi desocupada e aceitar esse desafio sobre texto falando em corrupção e ainda por cima tendo que ser bem humorado?

Onde? Onde?

Não me pergunte! Não faça pergunta difícil.

Escrevo mas já impus certas "condições" Eu sou suave mas não sou boba. A intelectual já me prometeu um tour completo na cidade onde reside onde terei todas as mordomias a que tenho direito, garantindo em cartório que estarei livre de lavar os pratos, beberei muita água de coco e dormirei na rede lendo Maquiavel.

A analista de sistema me "ofereceu" um passeio na Praça Dos Três Poderes, o livro O Pequeno Príncipe e um ipode?

Diante de tantos incentivos..

Amor, acorda, são cinco horas. Você tem que estar na fila do inss antes das seis, para dar entrada na sua aposentadoria, esqueceu? Ana sacode amorosamente o marido que desperta do sonho que estava tendo com ela quando jovem.

- Querida, antes podíamos lembrar os velhos tempos..

- Na volta, e se estiver tudo resolvido, nós sentamos no sofá da sala onde tudo começou. Agora acelera para não perder o ônibus!

José pega a pasta com documentos e se dirige ao posto do inss, levava 35 anos de um trabalho árduo e honesto e a esperança de viajar para Minas Gerais e descansar uma semana nas Águas de Lindóia ao lado da companheira de toda uma vida.

Cinqüenta pessoas na sua frente, até que não era tão mal diante da fila quilométrica que vira no noticiário na noite passada.

Ele seria o de número 51. A chuva miúda e o vento frio mostrava um quadro desolador. Homens e mulheres encolhidos em si mesmo, cada um tentanto se aquecer da melhor maneira até ás 8 horas quando seriam dadas as senhas.

Pensativo na repara num homem que lhe dirige a palavra

- Aí meu tio, ese lugar está ocupado. To guardando a vez pra uma senhora de 70 anos, sabe como é, vida difícil para todos nós e como ela me gentilizou com 10 real... mas se o doutor dobrar a gentileza, fica no 51 mesmo.

-Isso é um absurdo! não dobro gentileza nenhuma e o senhor trate de não me dirigir mais a palavra, sou um homem honesto que trabalhou 35 anos sem ter uma única falta. Não cochilava na hora do almoço,não acessava o... não.. não...e José começou a sentir-se mal, sensação de desmaio e é levado para um hospital público.

Enquanto isso...Ana cantarolava Beto Baleiro

Ando tão a flor da pele

que qualquer beijo de novela me faz chorar

ando tão a flor da pele..

o telefone toca...

- Sim, sou é mesma, obrigada, estou indo.

E saí desesperada ao encontro do marido, lágrimas escorrem pelo rosto ao entrar no táxi. José, na emergência hiperlotada alçança-a com o olhar e um sorriso de carinho.

- Zequinha, o que houve querido? Fique calmo que irei resolver tudo. Procura a direção do hospital e é informada que o diretor está em reunião e é abordada por um senhor elegantemente vestido que lhe sugere que transfira o marido para uma clínica particular. Alega não possuírem plano de saúde. O homem então diz- Se a senhora ajudar com uma determinada quantia eu agilizo tudo e no máximo em dois dias seu mrrido estará em casa, novinho em folha. Ele teve uma descarga de adrenalina muito forte provocada pelo estresse, não é nada grave mas com saúde não se brinca.

Ana então passa um cheque de dois mil reais e José é transferido para uma clínica particular onde permanece dois dias descansando do estresse da fila do inss comendo do bom e do melhor, vendo TV a cabo no ar condicionado.

Ao chegarem em casa, Ana conta para José o acontecido na emergência do hospital.

- Ana! Como faremos para pagar essa quantia tão alta?

- Ela já está paga! Dei para aquele safado corrupto um cheque da minha conta encerrada a mais de dois anos.

Mas você errou...

Errei nada! Enquanto você estava internado descobri que o safado ameaçara o diretor da agência se passando como seu advogado. Desfiz a safadeza e com jeitinho dei entrada na sua aposentadoria com prazo de três meses para ser homologada.

- Ana, você errou..

- Agora quero acertar, vamos pro sofá?

E como já dizia o autor desconhecido.... Corrupção com corrupção se paga.

Maria Luzia Santos
Enviado por Maria Luzia Santos em 30/04/2012
Código do texto: T3641012