CESTA DE PÃES .

 

      Não é só porque gosto de ver o sol nascer e o primeiro canto dos pássaros que tenho o hábito de acordar cedo .

     Não sei se já disse mas, bem cedo dou um pulinho até a padaria próxima da minha casa , compro uns pães quentinhos e torradinhos e , junto com uma vitamina de banana com leite ou de maçã com laranja, este é o meu café da manhã.

    Gosto muito dos chamados pães franceses com uma manteiga com pouco sal e uma das coisas mais gostosas do amanhecer é justamente ver a manteiga deslizando pelo miolo do pão.

    Quando chego da padaria o silêncio ainda permanece já que também saio cedo para minhas atividades diárias e geralmente nos dias de semana tomo meu café sozinho. Minha companhia, aliás predileta, é uma pequena cesta de vime onde coloco os pães ainda quentes e, quase sempre como pelo menos dois.

    Adoro pães e nessas minhas andanças da vida já provei de vários sabores e muitos recheios diferentes mas, não tenho nenhum receio de confessar que os que mais gosto são esses pequenos pãezinhos bem quentinhos, cujo deslizar da manteiga me dá uma enorme satisfação e como abre o apetite !

    Como bom mineiro que sou (....e jamais deixarei de ser....) ,  gosto de café puro e para tanto tenho minha caneca de louça especial de cor branca, que é especial porque é linda e também porque ganhei de uma pessoa que gosto muito.

     Enquanto tomo meu café gosto de ficar olhando para aquela cesta de pães e ali, naquele silêncio matinal, em pensamento agradeço a Deus por ter sempre (.....e jamais ter me faltado....) aquele primeiro alimento do dia que para mim, dentro da simplicidade dos meus gostos, é um verdadeiro banquete.

     Interessante como uma simples cesta de pães muitas vezes passa despercebida aos nossos olhos e a medida que cada um vai pegando seu pãozinho, tomando seu café puro ou com leite, nem sempre nos lembramos que muitos, mas muitos mesmo não têm nenhuma condição de comer pelo menos um pão dormido .

     Recentemente estive num hotel, não muito luxuoso mas famoso por suas mesas fartas e, pelo hábito de levantar cedo , fui o primeiro a chegar ao refeitório. Fiquei alguns minutos parado diante de uma extensa mesa onde tinha uma variedade enorme de comidas e bebidas , que me deram a impressão de ser mais um almoço servido ao meio dia de um sábado do que um simples café da manhã.

    Demorei mais uns minutos para, entre biscoitos, brioches, pães doces, geléias e sucos descobrir uma tímida cestinha onde alguns minúsculos pães franceses, muito acanhados talvez pela sua simplicidade, se escondiam atrás de uma enorme jarra de suco de laranja .

      Não sei se alguém vai pensar que é mais um dos meus delírios mas vejo uma cesta de pães, seja grande ou pequena, adornada ou não por uma toalha quadriculada azul e branco como sinal de fartura e sem nenhuma dúvida, uma doce e generosa bênção dos céus .

     Não consigo me ver pela manhã, até mesmo nas de domingo, sem comer meu pãozinho francês bem cedo . E olha que, honrando as tradições mineiras, nada de fazer sanduíche com mortadela ou presunto . Tem que ser só com manteiga . Pão com mortadela ou com presunto só no lanche da tarde.

    Delírios ou não, uma tola mania ou não, a verdade é que toda vez que me sento a mesa e observo minha cesta de vime, agradeço a Deus e aos céus por nela ter sempre uns pãezinhos, que ficam bem melhores só com manteiga e pouco sal , e nem pensar em fazer sanduíche de mortadela ou de presunto .....

                              *********

 

cesta_de_paes.jpg


(.....imagens google.....)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 01/05/2012
Reeditado em 05/06/2013
Código do texto: T3644386
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.