"MACACO NÃO OLHA PRO RABO”... PURA VERDADE

O moralista diz que ladrão é pra morrer, que é feio roubar, mas vai e se candidata á político e acha que desviar dinheiro público é coisa de esperto.

O moralista diz que roubar é feio, mas se candidata a político só pra sacanear a sociedade; o ético não rouba e é apartidário.

O moralista sobe no palanque pra pedir votos; o ético vira anarquista.

Moral é o que te faz julgar pessoas por aquilo que você mesmo faz ou até pelo que não faz; ética é o que te impede de julgar não porque o outro faz ou não faz, mas porque você também não é capaz de fazer ou não fazer...

Ética é um conjunto de valores e princípios que te faz fazer coisas e se abster de outras. Apontar o dedo e dizer que fulano é certo ou errado, que isso aquilo é feio ou bonito, que fulano é bom ou mal, isso é moralismo. Pois o moralista tira como padrão o julgamento do comportamento alheio; o ético não, se preocupa bem mais consigo mesmo.

Um exemplo: a ética é que as pessoas se amem. Mas se alguém vê um casal apaixonado de lésbicas se beijando, irá julgar imoral. E o amor? E a ética? Hipócritas!

Moralistas economizam na feira do mês para comprar bolsas, relógios e bijuterias; o ético sabe que é muito mais vital uma mesa farta!

E enquanto a moral é relativa, a ética tem sempre o trabalho de ser concreta em cada caso. E é assim que o mundo está hoje, com poucas pessoas concretas e cheio de pessoas relativas.

É fato, o mundo está repleto de moralistas, mas ausente de pessoas éticas. Eis o grande problema!