MAIS UN GÊNIO QUE SE VAI

MAIS UM GÊNIO QUE SE VAI BETO MACHADO - 25/03/12 Feliz do povo que tem como ídolos gênios do porte de PELÉ, OSCAR, SENA no plano dos esportes; PIXINGUINHA, NOEL, JOBIN na música; DRUMOND, CORA, QUINTANA, BANDEIRA na poesia; ANA BOTAFOGO na dança; CACILDA, BIBI, SÉRGIO BRITO no teatro; NELSON, GLAUBER, CACÁ, BARRETO no cinema, NIEMAYER na arquitetura; REBOUÇAS na engenharia e vai por aí. O rádio e a TV dos anos 40 e 50 forjaram um super gênio que encantou e continua encantando milhões de brasileiros: CHICO ANÍSIO. O multimídia, o multifuncional. Um artista completo. Compôs, cantou, redigiu, atuou, dirigiu no rádio, na TV, no teatro e no cinema. Fez da sua vida real um grande show cujo tema principal foi o casamento, ou melhor, os casamentos. Foram vários que lhe proporcionaram muitos filhos. E esse brilhante espetáculo proporcionou alegria e prazer tanto para quem usufruiu do seu convívio quanto para seus meros admiradores. Mas os gênios também caem. E o nosso “CHAPLIN” foi abatido pelo impiedoso tabagismo aos oitenta anos de idade. CHICO ANÍSIO desencarnou após longo sofrimento de sucessivas internações. Mas suas obras estão aí vivinhas da Silva. E seus personagens viverão ad eternum no inconsciente coletivo do povo brasileiro, pois cada um de nós se identifica com pelo menos um dos duzentos e nove criados por esse grande Mestre do Humor Nacional. Os meus preferidos são AZAMBUJA, PANTALEÃO, TIM TONES, BOZÓ, VÉIO ZUZA e o campeoníssimo PROFESSOR RAIMUNDO. A Escolinha do Professor Raimundo foi uma espécie de seleção brasileira de humoristas idealizada e criada pelo CHICO ANÍSIO com a finalidade, creio eu, de corrigir algumas injustiças do meio televisivo: dar emprego a excelentes comediantes não absorvidos pelo cruel e reduzido mercado. Esporadicamente tem surgido aqui e ali algum talento, porém a genialidade de um CHICO ANÍSIO haveremos de esperar por muitos anos para que a Natureza nos presenteie novamente. A tristeza produzida pela morte de CHICO ANÍSIO foi, pra mim, diretamente proporcional à alegria de ver o reconhecimento quase unânime do seu trabalho, tanto pelo povo quanto pela crítica. Foi emocionante assistir todos os órgãos de comunicação prestando póstumas homenagens, mais que merecidas, ao grande CHICO. Descanse em paz, CHICO!!!!!!!

Roberto Candido Machado
Enviado por Roberto Candido Machado em 02/05/2012
Código do texto: T3645874
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.