DEUSA ATE

TRECHO DO ROMANCE "O EGRÉGORA" COM 409 PÁGINAS NO RECANTO DAS LETRAS EM: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/3546234

(...)

“Ate, por acaso você é uma Deusa Grega?” Formulei a pergunta de modo capcioso, mas de todo modo uma pergunta fechada que pedia resposta direta.

Mesmo agora estando bonitinha não achei que ela fosse tomar a pergunta como referência a Afrodite. “Seria muita petulância.”

“Fique tranquilo, nem me passa em pensamento. Aliás, chega a me ofender. Amor não faz parte do meu ser.”

Tinha me esquecido que ela podia captar pensamentos.

“Já me chamaram de muitos nomes. Deusa é a primeira vez. Só você mesmo.”

“Se você não é a Deusa Ate, quem então é você? Humana você não é!”

“No momento, nem você é humano. Deixa-me filosofar um pouco: Tudo é energia, até as grandes inteligências o são. Entendeu?”

“Sabe quem é a Deusa Ate?” Insisti.

“Lógico, com certeza ela existiu, só não sei se ainda existe. Provavelmente não. Foi criada, abandonada e esquecida; substituída por outras devo crer. É assim que acontece, vai acontecer comigo também. Tudo e todos no universo têm um começo e um fim.” Olhou para o alto e deu sinais de corrigir “Ego sum alpha et Omega”

“Não entendi.”

“I am the beginning and the end”

Da primeira colocação só sabia ser latim, da segunda que era inglês; ambas não eram meu forte. Ate entendeu meu silêncio.

“Eu Sou o começo e o fim.” Apontou o céu com o indicador.

“O Criador! Deus!” Agora sim, havia compreendido.

“Demorou em compadre.”

Ate tinha razão, somente Deus não teve começo e não vai ter fim. “Tudo o mais, provavelmente sim.” Pensei comigo mesmo. Era próprio da minha criação religiosa, mesmo que às vezes não aceitasse que eu tivesse um fim. Não o meu Eu. Preferia crer que Ele é sim o fim para todos nós; só que fim no sentido de objetivo.

Ate sorriu maliciosamente, deve ter captado meus pensamentos, entretanto, não fez qualquer comentário. E, como se diz, trocou o rumo da prosa.

“O que veio fazer aqui, Vinícius.”

“Não sei e, prá dizer a verdade, não tenho a mínima certeza se estou aqui ou se sou mesmo eu que estou aqui; se não estou sonhando. Eu estava dormindo, quer dizer, pouco antes achei que tinha morrido. Depois, me encontrei aqui te chamando.”

“Ser ou não ser, eis a questão.”

“O que quis dizer com isso?”

“Dormir... talvez sonhar: eis onde surge o obstáculo: Pois quando livres do tumulto da existência, no repouso da morte o sonho que tenhamos devem fazer-nos hesitar: eis a suspeita”.

(...)

Vinci Tadeu
Enviado por Vinci Tadeu em 03/05/2012
Código do texto: T3647968
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.