103 - Entrar no Matisse, sim.

Agora, sim.

(1869-1954)

Faço cá um figurão

Pego no bilhete

passo pela máquina

Ninguém faz como eu

Vi

alguém

fazer

pelo canto do olho,

ajudado

pelo segurança,

estava

na loja.

Dei

ares

de urbanidade.

Circa das 10:30:

1.ª obra que vejo

primeira da exposição:

Game of Books 1908 (Matisse);

2.ª Bouquet Arum Lilies, c. 1912) ;

3.ª Standing Maroccan in Green (1912

E aí por diante.

De Matisse

certo

mas

no contexto

de outros pintores que estavam a fazer o que ele fazia na época: pintar.

Cada um

procurando

percorrendo

caminhos

seus

diferentes

em diálogo

com os outros

e consigo próprios

Sempre

A experimentação

A ousadia

Não há meias medidas

Interesso-me

sobretudo

pelos retratos

e auto-retratos.

Dizem muito

de quem os fez

de quem é retratado

de quem retracta e do

E de quem vê o retracto

Não esquecer

(Um Kandinski: Komposition VI 1913) ;

(Picasso – Dryade Femme Assise

Femme à l’éventail, - 1908)

A coqueluche:

LA CHAMBRE ROUGE

era para ser azul

Matisse à última da hora mudou para vermelho

Pura decoratividade.

Era para a sala de Jantar de Mr. Shukin

que querendo azul

saiu vermelho

que aceitou bem a liberdade criativa do autor

Nem sempre é assim

Fauvismo na sala ao lado:

Louis Valtat; Henri Matisse (mete-se por aí também):

The Sunflower (Matisse 1898)

Por um curto período

Matisse e outros colegas foram Fauvistas

foi um bom exercício artístico

Uma sala só de Picassos:

Une Table Au Café (1912)

Bouteillle de Pernod;

L’usine c. 1909 ; etc..

L’Homme au bras croisés 1909;

Garçon nu 1906.

Wassily Kandinsky:

quarto a seguir :

Expressions of the subcouncious 1911;

Winter 1909;

Study of landscape with green house 1908

E outros

outros diversos

na sala ao lado

termina com uma fotografia da ‘Salon d’Été’

dos quadros de Picasso.

Museu Hermitage

Amesterdão

23 de Julho de 2010

Mário Moura

(Um Kandinski: Komposition VI 1913) ;

(Picasso – Dryade Femme Assise

Femme à l’éventail, - 1908)

A coqueluche : LA CHAMBRE ROUGE. Que era para ser azul e Matisse à última da hora mudou para vermelho. Pura decoratividade.

Era para a sala de Jantar de Mr. Shukin, que querendo azul, lhe saiu vermelho, mas que aceitou bem a liberdade criativa do autor.

Nem sempre é assim.

Fauvismo na sala ao lado: Louis Valtat; Henri Matisse (mete-se por aí também): The Sunflower (Matisse 1898).

Por um curto período, Matisse e outros colegas foram Fauvistas. Foi um bom exercício artístico.

Uma sala só de Picassos: Une Table Au Café (1912)

Bouteillle de Pernod; L’usine c. 1909 ; etc..

L’Homme au bras croisés 1909 ; Garçon nu 1906.

Wassily Kandinsky : quarto a seguir :

Expressions of the subcouncious 1911; Winter 1909; Study of landscape with green house 1908.

E outros. Outros diversos na sala ao lado.

E termina com uma fotografia da ‘Salon d’Été’ Dos quadros de Picasso.

Museu Hermitage

Amesterdão

23 de Julho de 2010

Mário Moura

Mário Moura
Enviado por Mário Moura em 04/05/2012
Código do texto: T3648644
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