Fraudes na Previdência

(publicada no jornal "Diário da Manhã", seção Opinião do Leitor, Goiânia, Goiás, 03-05-1991)

Nas últimas décadas, o Brasil tem-se desenvolvido; é a oitava economia do mundo. Além de ser um grande exportador de grãos e de matérias-primas, compete com países do primeiro mundo em tecnologias. É um país continental, possui terras férteis, grandes reservas minerais, o que contribui para o seu crescimento.

Ultimamente vem sendo mal administrado. O Produto Interno Bruto está em decréscimo. O déficit público interno e externo gera a inflação. Há corrupção por toda a parte. No Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS -, órgão que cuida da aposentadoria do brasileiro, uma fachada – onde tudo se via era normal -, até que o deputado Maurílio Ferreira de Lima (PE) denunciou à imprensa uma lista de 315 aposentadorias milionárias, enquanto que a maioria dos trabalhadores recebe salário mínimo; uma vergonha nacional. O presidente Fernando Collor mandou de imediato a CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – apurar a real situação do INSS. Aí apareceram os podres; um rombo de um trilhão de cruzeiros envolvendo pessoas influentes.

Há tempo não se concretizava no INSS qualquer tipo de fiscalização. Foram descobertas fraudes na concessão de benefícios, fraudes na fiscalização e arrecadação de contribuições e inexistência de sistemática de controle contra fraudes entre outras.

Resta-nos acreditar na Justiça, para que ponha esses fraudulentos na cadeia. Acabando assim com o clima de impunidade que existe em nosso país, que tem servido de incentivo para a criminalidade. Só ela pode nos ajudar, tornando-se operante. Pois não podemos mais ver toneladas e mais toneladas de processos contra fraudes empilhados e apodrecendo. A criação pelo Presidente de delegacias especializadas em fraudes contra o instituto é um passo dado para a moralização.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 05/05/2012
Reeditado em 06/05/2012
Código do texto: T3651551
Classificação de conteúdo: seguro