Meu Relatório de Estágio.

Fiz o meu estagio em uma escola pública, onde dei aula para uma turminha da 4º serie.Na primeira semana foi muito difícil, pois as crianças se agrediam o tempo todo, sem o mínimo respeito pela nossa presença.Mas logo percebi o que eles queriam, era chamar a nossa atenção,segundo as suas necessidades. Então iniciamos uma roda de conversa, para podermos conhecer melhor um a um. Foi tudo em vão,sem nenhum resultado positivo,logo mudamos de estratégia conforme nos foi passado no plano de aula. Comecei a leitura Festança na Floresta de Clarice Lispector, imitei os bichos, pulei, fiz careta e até perguntas eu fazia a respeito da historia e nada me respondiam,foi mesmo assustador a falta de sensibilidade com a história e tudo que estava acontecendo ali.

Na despedida pedi um abraço a todos, foi então que senti, os abraços eram de crianças que não estavam acostumadas a receber carinho, porque eles me abraçaram com certa timidez como se estivessem com vergonha.

Há segunda semana me senti realizada, fui recebida por todos correndo em minha direção para abraçar-me, foi maravilhoso! Então comecei a usar as minhas próprias armas, comecei a elogiar, tudo que eles faziam e diziam, também que eles eram lindos, inteligentes, até o mais rebelde virou um anjo, todos participaram da construção de cartazes, para a festa junina..... Ficaram lindos!

Na terceira semana preparei uma surpresa, levei desenhos para eles pintarem, disse-lhes:

_Caprichem, pois será para suas mães, o lindo disso tudo, é que eles pintavam me perguntavam se estava ficando bonito, eu sempre afirmava que estava lindo, e que a mãe deles ia adorar. Depois quando todos terminaram o desenho, enrolei e amarrei com uma fita com a cor que eles escolheram, e junto dei a cada um uma simples lembrança para eles darem juntos com os desenhos. Os desenhos eram uma menina e um menino, e o outro desenho era uma orquídea no formato de rosa.

Na quarta semana, também foi maravilhoso, apesar de ter diminuído muito o numero de crianças, trabalhamos com uma atividade diferente, brincamos de forca, eles adoraram, não queriam parar de adivinhar( meninas X meninos ).Percebi que tinham dificuldades, para identificar as palavras que não eram letras de forma,pois não estavam familiarizados com letras de mão.Como pode ser?

Na quinta semana voltamos aos cartazes, mas desta vez, era para ser escolhido o cartaz mais bonito com o nome do grupo escolhido, Lindengirl ou M.C Mortal Combate, nomes que eles próprios escolheram. Após tanta dedicação quem ganhou foram às meninas as Lindengirl.

Na sexta semana como despedida fizemos uma festinha pra eles, pena que nem todos estavam presentes, porque muito deles, se mudaram as presas, foram levados para outros bairros, foram poucos os que ficaram, mas também vão ter que se mudar, pois a comunidade que moravam,teve uma parte destruída pelo fogo. Que Deus proteja onde estiverem, e que nada de mal aconteça, são crianças, que buscam apenas um pouco de atenção.

Durante todo este tempo que passamos juntos, percebi são crianças que vivem em um ambiente com muitos gritos, surras, falta de atenção, de carinho, de respeito, de alimento, de afeto; falta de presença de pai e mãe, em suas vidas. Crianças essas que presenciam dentro de casa, o que não poderiam presenciar. Os professores desta escola precisam ter mais paciência com essas crianças, e dar mais atenção,deixando perceber que tem alguém que se preocupa com o bem estar delas só assim elas podem crescer como cidadãos de bem, e conquistar respeito da sociedade, se dedicar aos estudos.

Despeço-me com tristeza, por saber que não mais os verei, e que pude fazer tão pouco por eles, fomos mandados a esta escola,a fim de auxiliar no aprendizado, tendo em vista que tinham dificuldade em assimilar tudo que eram colocado a eles,devido a rebeldia.

6/Maio

Por: Noemia Jambo

Embaixadora da Poesia Noemia Almeida
Enviado por Embaixadora da Poesia Noemia Almeida em 06/05/2012
Reeditado em 27/06/2012
Código do texto: T3653454
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.