A ARTE DE SER RICO

Ser rico é uma arte? Sei lá! Mas como hoje em dia tudo é “uma arte”... Vamos lá “pegar pra Cristo” alguns tipos de ricos. Pra começar tem aqueles que sendo pobres se acham ricos, (ninguém sabe bem por que, nem de onde tiraram essa ideia). Também há os que tendo subido um degrau na vida, já se autointitulam ricos, sem ter a menor ideia do que seja um rico de verdade. Tem ainda, os que são ricos de verdade, e não têm a menor noção do que é ser pobre (de verdade). Por fim, tem os ricos com sentimento de culpa: esses ficam doidinhos pra contar e mostrar o que têm, mas pra disfarçar vivem vestindo a capa da falsa humildade. Costumam ser dos mais chatos!

Em contrapartida há aqueles que se consolam, levando ao pé da letra: “é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no reino de Deus”. Alentador, não? São os mais pobres dos pobres... Pelo menos em espírito e entendimento. Tomam para si o fatalismo, fazem dele sua marca registrada, aposentam a luta e acabou o mundo. Costumam brigar pelas verdades dos outros, creem piamente nelas, e vão viver tranquilamente sua vida de pobreza e desapego esperando, num dia glorioso, entre toques de trombetas, adentrar à larga porta dos céus.

Eu, por minha vez, cresci ouvindo por aí: “quê que adianta ser rico de dinheiro e pobre de saúde?”. Concordo. O ideal mesmo é ser rico nas duas coisas. É bem capaz de não ser nada ruim ser rico em dinheiro e vender saúde! É ruim? Diz aí... Mas como já cantava Benito di Paula, “nem tudo pode ser perfeito, nem tudo pode ser bacana”. Não tendo como exigir as duas coisas, adoto mesmo esse rico e nutritivo ensinamento: sou rica de saúde! Falando nisso... Ai, minha coluna! Hum... Que dor! Ih! Tô ficando pobre nesse quesito... Também! Danou-se...

Bom, mas rico que é rico mesmo, nesse exato momento não tá nem aí pra filosofia barata, (ricos, me parece, não têm hábito de gostar de nada barato). Onde estarão alguns milionários deste rico Planeta nesse momento? Certamente em seus carrões blindados, cercados de seguranças; num cruzeiro de alto luxo, ou a bordo de aviões particulares com destino a algum lugar paradisíaco... Dentre outros luxinhos! Lendo esse texto ridículo?... Imagina, não tem nenhum! Rico que é rico não perde tempo... Duvido que algum se dedicasse a ler essa bobagem abaixo da linha da pobreza, aliás miserável, que acabei de escrever...